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7 coisas que fotógrafos ficam irritados ao ouvir

Se você é o único fotógrafo entre seus amigos e familiares, é provável que eles tenham perguntado algumas coisas que podem ser bastante irritantes. Mas, na maioria das vezes, são os próprios clientes que soltam algumas “pérolas” bem sem noção e irritantes. Vamos as piores coisas ditas para um fotógrafo, segundo Justin Mott e Alex Cooke:

1. “Traga sua câmera

Esse é um daqueles pedidos que você sempre fica desconfortável. E tenho certeza de que seus amigos e familiares também pediram que você traga sua câmera em seus aniversários, casamentos, festas de formatura, recitais de seus filhos ou qualquer outra coisa.

“Tenho um equipamento relativamente caro que não tenho vontade de arrastar comigo para eventos familiares todas às vezes. Isto é especialmente se houver crianças, comida e bebidas envolvidos. Os não fotógrafos costumam pensar que nosso equipamento é o responsável por ótimas fotos que você tira, então acho que é por isso que eles nos pedem para trazer nossas câmeras com tanta frequência”, contou o fotógrafo Justin Mott.

2. “Posso ficar com todas as fotos que não escolhemos também?”

Não, você não pode. “Eu descobri que a melhor resposta é explicar que a foto editada é o produto acabado que representa meu trabalho, e eu não quero um trabalho inacabado com meu nome ligado a ele no mundo. Ocasionalmente, eles dirão que podem editar as fotos inacabadas para mim, momento em que minha resposta se torna um firme não”, disse irritado Alex Cooke.

3. “Posso ficar com os arquivos raw?”

Não nunca. Vá embora. “Descobri que a melhor maneira de explicar isso aos clientes é dizer que é como pedir a um chef todos os ingredientes crus do restante das receitas que você não comeu”, contou Alex.

4. “Por que você não tenta…?

Outra coisa irritante é ter não-fotógrafos o direcionando e dizendo-lhe como fotografar. Isso pode vir de seus amigos e familiares, mas também de seus clientes. “Fico muito irritado quando alguém que não sabe nada sobre o meu trabalho tenta me ensinar como fazê-lo”, disse Justin Mott.

5. “Eu vi isso no Pinterest! Podemos tentar?”

“Este é sempre irritante, porque basicamente está sendo solicitado que você jogue sua visão criativa de lado para copiar o que é provavelmente uma tendência de mídia social ridícula. Dito isso, os clientes têm suas próprias visões e coisas que os entusiasmam também, então normalmente tento responder explicando por que não podemos recriar tudo que viram na cena do Pinterest, mas vou incorporar alguns elementos. Isso os deixa animados e como se eu me importasse com seu envolvimento no processo criativo (e eu me preocupo)”, explicou Alex Cooke.

6. “Uau, você tem uma câmera muito boa. Deve tirar ótimas fotos!”

“Descobri que a melhor maneira de lidar com isso é devolvê-lo imediatamente ao cliente, usando qualquer que seja sua ocupação, com um sorriso irônico e uma piscadela. É uma indicação gentil de sua gafe, e eles normalmente riem e se desculpam, além de estimular um pouco de respeito pelo que o fotógrafo faz”, disse Alex Cooke.

7. “Isso é bem fácil de tirar no Photoshop”

Não, não é fácil.”Eu posso até tirar, mas não significa que eu queira passar uma hora a mais olhando para o meu computador porque você não ouviu os meus conselhos e orientações nas reuniões e pré-evento. Para ser justo, os clientes raramente entendem quanto do nosso trabalho acontece depois dos cliques, da mesma forma que eu posso não entender quanto trabalho de preparação acontece nos bastidores antes que aquela deliciosa refeição chegue ao meu prato em um restaurante. Então, a melhor coisa a fazer é explicar todo o complexo processo do seu trabalho que vai além do clique. Descobri que a maioria das pessoas é realmente bastante compreensiva e respeitosa quando você os educa sobre o que você faz”, finalizou Alex. 

Será que esquecemos de alguma coisa irritando que as pessoas falam pra você? Se sim, deixe nos comentários. 🙂