O fotógrafo Illya Ovchar escreveu um texto corajoso e que muitas pessoas tem medo de ler, afinal ninguém quer enfrentar os sinais de que não tem o que é preciso para ser um fotógrafo profissional. Porém, às vezes, um texto como esse também serve para pararmos, refletirmos e até mudarmos nossas atitudes para realmente seguir na carreira. Segundo Illya existem 6 sinais de que você não tem o que é preciso para ser um fotógrafo profissional. São eles:
1. Culpar outras pessoas por suas próprias falhas
Desculpas, desculpas, desculpas. Não existem apenas um milhão de desculpas para não ser criativo ou para não progredir? Uma das coisas que noto em muitos fotógrafos é que eles reclamam por não terem algo, seja uma lente, uma luz ou habilidades de negócios. “Fulano tem conexões” e “Fulano tem pais ricos” são desculpas bastante comuns que os fotógrafos dão para justificar a filmagem de trabalhos menores ou de não progredir.
Percebi que, em vez de culpar outras pessoas por seus próprios fracassos, os fotógrafos de sucesso tentam se aprimorar. Isso começa mudando “Não consigo” para “Como posso?” Duvido que muitos fotógrafos nasçam com toda a sua rede alinhada. Ninguém começa sendo um fotógrafo de sucesso. É um trabalho árduo e fotógrafos de sucesso descobrem o que os separa dos “melhores” fotógrafos e vão trabalhar nisso. Não culpe outras pessoas pelos seus fracassos, descubra o que você precisa fazer e quebre. Pare de gemer e chorar.
2. Incapacidade de mudar e se adaptar
De alguma forma, pelo que observei, este se aplica principalmente aos homens. A indústria da fotografia está sempre mudando. Vamos pegar a mídia. Revistas impressas não são mais uma ótima maneira de ganhar dinheiro. Vou perder se alguém me disser: “Nos anos 80 era assim e assim, e os fotógrafos ganhavam muito mais dinheiro com as revistas”. Não é mais os anos 80, é uma época passada.
Todo fotógrafo de sucesso abraçou o digital, eles não estão recusando a mudança. Claro, o filme é preferido por alguns, mas se necessário, eles podem trabalhar com digital. Rankin chega a sugerir que os fotógrafos devem conhecer todas as mídias. É por isso que os fotógrafos devem aprender vídeo agora. O Instagram se tornou uma plataforma de vídeo, então vá com a mudança e grave o vídeo.
Existem inúmeros exemplos de grandes empresas (Kodak, tosse tosse) que faliram porque se recusaram a mudar. Não seja como a Kodak.
3. Sendo muito orgulhoso
Novamente, aplica-se principalmente a homens. Muitos fotógrafos gostam de “flexionar” seus músculos da fotografia, seja usando alguma configuração de iluminação maluca ou apenas comprando as câmeras e lentes mais caras. De uma forma ou de outra, a exibição faz parte da vida de algum fotógrafo.
Embora não haja nada de errado em ter orgulho de seu trabalho, há uma linha tênue entre exibição e orgulho. De acordo com Platon, quanto mais humilde você for, melhor. Criatividade é uma mentalidade, essa mentalidade consiste em humildade, otimismo e curiosidade.
4. Indiferença
Uma transição rápida da humildade, curiosidade é algo que todo fotógrafo de sucesso tem. Ser curioso sobre o mundo ao seu redor o levará a ver inspiração em todos os lugares. É por isso que Platon e Albert Watson raramente olham para outra fotografia. Watson chega a admitir que não conversa com outros fotógrafos.
Este é um ponto de vista interessante porque os fotógrafos tendem a raramente olhar para além de sua própria indústria, o que torna seu trabalho entediante. No entanto, se você tiver curiosidade de olhar além, talvez nas artes visuais ou na escultura, acabará obtendo algo novo e, uma vez aplicado ao seu trabalho, ele também se tornará fresco.
5. Não Fazer um Trabalho Relevante o Suficiente
Ninguém disse que a fotografia é uma carreira descontraída. Você precisa estar ativamente em busca de trabalho, marketing, criação de novas imagens e muito mais. Digo trabalho relevante porque alguns simplesmente entram no escritório e fazem tarefas inúteis que não fazem a carreira progredir. Saber o porquê da maioria de suas ações e de todas as suas decisões de negócios é fundamental se você deseja avançar.
Aqui está um exemplo: adoraria fazer uma compra emocionante e comprar uma câmera Fase Um, mas não o farei porque ter uma não me trará mais dinheiro. Outro exemplo seria passar muito tempo criando um cartão de visita – apenas certifique-se de que ele pareça aceitável. Não reinvente a roda, vá em frente com trabalhos que importam.
6. Não Aprendendo com Luz
Uma coisa que sempre digo aos fotógrafos é que você precisa aprender a luz. Albert Watson, que fotografou gente como Kate Moss e Steve Jobs, sugere comprar um estroboscópio usado e passar dez dias de 12 horas praticando iluminação com apenas 1 luz. Eu acrescentaria a isso: acorde às 6 da manhã se precisar e vá para a cama à 1 da manhã se precisar.
Embora isso não seja uma pressa, é um trabalho árduo. Eu não glamourizaria a fotografia, a ideia romântica de um artista simplesmente criando arte e nada mais não existe no mundo real. É uma rotina diária. Claro, pode se tornar um “hobby pago”, mas também é uma rotina adequada antes de você chegar ao estágio de “hobby pago”.