6 razões por que suas fotos não são nítidas
Noventa e nove porcento das pessoas querem uma foto com um nitidez impecável. Porém, apesar de bons equipamentos, muitos fotógrafos amadores e profissionais não conseguem deixar suas fotos nítidas. Por isso, a fotógrafa Julia Trotti compartilhou seis razões por que suas fotos não são nítidas e como corrigir esses erros.
1. Lente suja: impressões digitais e poeira são convidados comuns nos elementos frontais e até traseiros de nossas lentes. Felizmente, esta é uma solução fácil: certifique-se de limpar suas lentes antes de cada filmagem!
2. Seus filtros estão afetando o foco: alguns filtros podem deixar suas fotos mais suaves, especialmente se forem de baixa qualidade. Uma boa maneira de ver se esta é a razão por trás de suas imagens borradas é colocar sua câmera em um tripé, tirar a mesma imagem com e sem o filtro e comparar a nitidez no computador. E lembre-se, assim como suas lentes – seus filtros também precisam de limpeza!
3. Sua lente não é nítida: algumas lentes simplesmente não são tão nítidas, especialmente em aberturas maiores. Isso acontece com lentes vintage, mas as modernas também podem sofrer com isso. Isso me fez lembrar da lente Cosina 19-35mm f/3.5-4.5 que já tive e felizmente vendi. Tirei algumas fotos que gostei com ela, mas a maioria delas eram suaves, mesmo em aberturas menores.
4. Sua abertura é muito grande ou muito pequena: quando você abre a abertura o máximo possível, você pode enfrentar dois problemas. A primeira e mais óbvia é que uma parte muito pequena da sua foto ficará nítida. E a outra é que até a parte “sharp” vai ficar um pouco suave. Em alguns casos, e com a maioria das lentes modernas, usar uma abertura um pouco menor pode economizar suavidade em suas fotos. Mas em outros casos, como no exemplo anterior, você pode precisar apenas de uma nova lente.
A mesma coisa acontece quando você fecha a abertura o máximo que puder. Embora se possa pensar que faria as fotos mais nítidas, a verdade é que você terá difração da lente e acabará com fotos borradas novamente. Então, coloque sua câmera em um tripé e tire as mesmas fotos em diferentes aberturas para descobrir o “ponto ideal” da sua lente.
5. Desfoque de movimento: há três razões pelas quais o desfoque de movimento ocorre. Primeiro, pode ser devido ao movimento da câmera, se suas mãos tremerem ou você bater no tripé enquanto fotografa. Segundo, seu assunto pode estar se movendo, então você acaba com fotos borradas. Em ambos os casos, usar uma velocidade de obturador mais rápida (acima de 1/200 s) deve resolver o problema. Dependendo do que você fotografa, você também pode colocar sua câmera em um tripé ou pedir ao seu modelo para diminuir a velocidade e parar entre as poses.
A terceira coisa que contribui para o desfoque de movimento é a distância focal da sua lente. Simplificando, quanto mais longa sua lente, maior a chance de desfoque de movimento. Uma velocidade de obturador mais rápida ou uma lente mais ampla deve ajudá-lo com isso.
6. Suas configurações de foco não são adequadas para a cena: você precisa usar diferentes configurações de AF dependendo do que fotografa. Para assuntos estacionários, o AF de disparo único funcionará bem. Mas se o seu assunto estiver em movimento, o AF contínuo é uma ideia melhor.