Lente 50mm: 6 motivos para NÃO usar a cinquetinha

Ela é quase uma unanimidade. A maioria ama e costuma recomendar sem contraindicações. De fato, a lente 50mm – a popular “cinquentinha” – é uma das lentes mais queridas pela comunidade fotográfica e aplicada nas mais diferentes situações: pelo desfoque atraente e nitidez é usada em retratos, reportagens e ensaios diversos. Isto posto, pode parecer uma heresia levantar a voz contra essa verdadeira instituição da boa fotografia. Rodrigo Jordy, do blog Foto Fácil, fez isso. Seu artigo levanta algumas questões que geralmente o usuário, especialmente o fotógrafo iniciante, não leva em conta ao adquirir a sua primeira 50mm. Portanto, permanece válido. Abaixo, as considerações de Rodrigo:

1 – “Não consigo acionar o zoom da minha cinquentinha, parece que ela está com defeito”

Ela não está com defeito, ela simplesmente não tem zoom. É uma lente 50mm, não uma 18-55mm que vai de 18mm até 55mm, totalizando aproximadamente 3x de zoom. Típico erro de quem comprou sem nem saber para que serve essa lente (muitas vezes baseado em indicações de foristas que diziam ser uma lente obrigatória), ainda não leu nada sobre distância focal e nem conhece as nomenclaturas e os números existentes em cada lente.

2 – “Está muito difícil fazer o foco, tanto manual quanto automático”

Tomando por base a lente 50mm f/1.8 (a mais comum), a profundidade de campo é muito rasa e isso torna o foco mais difícil. Essa lente não possui apenas a abertura f/1.8, possui outras, geralmente até f/16. Explore a lente! Se ficar preso apenas ao f/1.8 (como 80% dos usuários fazem) estará subutilizando a lente e não aproveitando o máximo de nitidez que ela pode oferecer, que fica geralmente entre as aberturas f/2,8 e f/4.0; use-as também. Conforme as lentes forem mais claras (como f/1.4 e f/1.2), menor será a profundidade de campo e maior será a dificuldade em focar.

3 – Minha cinquentinha não faz autofoco, deve estar com defeito (para usuários Nikon)

Provavelmente você não se informou sobre o famigerado motor de foco. Algumas Nikon não possuem motor de foco e necessitam de objetivas AF-S para tal. A cinquentinha mais barata da Nikon é AF e só fará autofoco nas reflex Nikon dotadas de motor de foco. Deveria ter pesquisado mais antes de comprar.

4 – “Pretendo fazer eventos só com a cinquentinha”

Pode até fazer, mas não sentirá falta de uma grande-angular em momento algum? E aquela foto da família reunida lado a lado? Para fazer todo mundo caber em uma 50mm de ângulo um pouco fechado vai ter que dar muitos passos para trás, ainda mais se estiver usando uma câmera com sensor APS-C, que vai ser equivalente a uma 75 ou 80mm. E pode faltar espaço, dependendo do local…

5 – “Quero fotografar aves à distância e me indicaram a cinquentinha”

Provavelmente quem indicou acha que a lente 50mm faz tudo. Mas não faz, vai ficar faltando alcance, para isso existem as teles, que chegam a 200mm, 250mm, 300mm e nem são tão caras assim, se for comprar aquelas com zoom que começam com 50, 55 ou 70mm.

6 – “Estou tentando fazer fotos noturnas com a 50mm porque disseram que ela resolveria, mas não está adiantando”

Resolver não, mas ajuda muito se a pessoa souber usar os controles manuais e tiver um bom tripé. Só ter a lente não resolve nada, nunca resolveu.

“Não quero dizer que uma lente 50mm é ruim, longe disso, ela é excepcional! Ainda mais pelo pouco que custa. A mensagem que eu quero passar é que vocês devem pesquisar bastante antes de comprar qualquer equipamento fotográfico”, conclui Jordy.

E você, concorda com a opinião do autor? Qual a sua experiência com a famosa cinquentinha?

Sair da versão mobile