6 dicas para fotografar pela janela sem reflexos
Fotografar através da janela com reflexo pode ficar muito bom. Com o reflexo você compõe novos elementos na foto. Mas e quando o reflexo não é desejado? Como fotografar sem que o vidro apareça na foto? O fotógrafo Justin Tierney, que faz incríveis projetos de time-lapse, reuniu algumas dicas sobre como fotografar através de janelas sem reflexo. Elas foram originalmente publicadas no portal PetaPixel. Confira:
- Abaixe as luzes
Quando fotografar em um quarto de hotel ou em qualquer lugar em que você tenha o controle do ambiente, faça tudo que puder para minimizar a luz interior. Ao fotografar à noite, fazer uso de persianas ou cortinas na sala é bom. Coloque-as atrás da sua câmera para ajudar a bloquear a luz ambiente. Mas evite isso à luz do dia, as cortinas ou persianas vão criar reflexos. Tente encontrar um ponto escuro no quarto e veja se há elementos da arquitetura (pilares, vigas de suporte, etc.) que você possa usar para bloquear a luz.
- Chegue perto
Coloque a lente tão perto da janela quanto for possível. Mas tente não tocar a lente no vidro, por causa do movimento e vibrações do edifício. Use um tripé para isso.
- Use Lens Skirt
O Lens Skirt, uma espécie de saia para lentes, é a melhor solução para evitar o reflexo. O tecido corta reflexos completamente. Ele também se dobra para fácil armazenamento e transporte.
Porém, dependendo do ângulo, o tecido pode não cobrir toda a lente. Isso pode ser resolvido com fita isolante ou outros tecidos para completar o espaço aberto. O Lens Skirt custa US$ 50, mas não é nada tão complicado que não possa ser feito ou encomendado por aqui.
- Tente um polarizador
Muitos fotógrafos têm sucesso com o uso de um filtro polarizador para remover reflexões. Porém, às vezes o polarizador ajuda a reduzir os reflexos, mas não eliminá-los por completo. Isso pode piorar a situação. Se você não tem o luxo de fotografar com um monitor externo, pode ser difícil dizer se um reflexo está presente ou não. As reflexões podem desaparecer na tela LCD da câmera pequena, mas mais tarde um monitor de computador pode revelar o contrário.
- Tente um parasol de borracha
Ele funciona bem quando a câmera está em linha reta. Mas se você inclinar a câmera para baixo ou para o lado para criar outra composição, isso faz com que sobre espaço além da cobertura que o parasol dá para a lente. E, assim como um polarizador, você tem que comprar e levar um para cada lente, o que não é o ideal.
- Tripé com ventosa
O tripé com ventosa Fat Gecko e a Lens Skirt são o set-up predileto do fotógrafo Tierney. O tripé com ventosa é interessante, pois funciona para lugares mais altos ou inclinados, ou mesmo onde um tripé comum não se encaixaria. “Com a prática, eu era capaz de montá-lo rapidamente em todos os tipos de lugares – de elevadores de vidro, janelas laterais de táxi, para-brisas, monotrilhos e lobbies de hotel – sem chamar a atenção para mim”, conta.
Assista ao time-lapse de Justin Tierney em Tokyo: