Dicas de Fotografia

6 dicas para criar um projeto fotográfico de 365 dias

iPhoto Channel

Um novo ano é sinônimo de novos planos, novas resoluções (ou velhas resoluções ainda não colocadas em prática). Algo muito legal para começar em 2016 é o tipo de projeto fotográfico “365 dias”. Aliás, esse ano é bissexto, então serão 366! E tudo bem se hoje já é dia 5, dá pra começar mesmo assim.

Um projeto fotográfico de 365 dias trata-se de fotografar algo diariamente, dentro ou não de um tema. A fotógrafa americana Karthika Gupta reuniu algumas dicas para o Digital Photografy School sobre quando ela realizou esse tipo de projeto. Um projeto deste é uma maneia muito eficaz para trabalhar suas habilidades na fotografia. Vamos às dicas.

  1. Seja honesto sobre o motivo pelo qual você quer fazer um projeto 365

Fale com qualquer fotografo e você ouvirá diversas razões pelas quais você deve fazer um projeto de 365 fotos. Algumas pessoas sentem que melhora a sua fotografia porque você está constantemente se exercitando, tendo pelo menos uma foto por dia. Outros sentem que é uma maneira divertida de documentar e registrar um ano em sua vida. É também uma ótima maneira de experimentar e aprender sobre luz, composição, assunto, equipamento, além de desenvolver e aprimorar em suas habilidades de observação.

iphotochannel-projeto-fotografico-365-dias

Desde que você saiba que precisa fazer pelo menos uma foto a cada dia, você está constantemente à procura de boas oportunidades para fotos em todos os lugares, e tende a ficar mais atento do seu ambiente. Não importa qual seja sua razão, mas precisa estar muito claro o que você deseja. Isso vai ajudar a esclarecer seus objetivos e tornar o processo mais agradável.

iphotochannel-projeto-fotografico-365-dias

  1. Crie uma rotina

Assim como qualquer outra coisa na vida, ter uma rotina proporciona uma sensação de organização. Descobrir quando é o sua melhor hora para fotografar, e manter a mesma rotina.

iphotochannel-projeto-fotografico-365-dias

Isso não quer dizer que você não possa fotografar em outros momentos do dia, mas escolher pelo menos um horário em especial trará o processo para o seu dia a dia. A lista de tarefas gerais da fotógrafa Karthika Gupta fica assim:

Fazer uma foto 365 – cinco minutos

Editar a foto – dois minutos

Colocar no Dropbox – 30 segundos

Publicar no Instagram – 30 segundos

Fazer uma legenda e descrição de uma linha para a imagem – um minuto

Adicionar hashtags – um minuto

Total – 10 minutos, aproximadamente

  1. Defina sua inspiração ou participe de um grupo 365

Há grupos on-line (em inglês) que você pode participar. Aqui estão alguns deles:

iphotochannel-projeto-fotografico-365-dias

Em português, você pode participar do grupo Projeto 365 no Facebook. Outra opção interessante é personalizar completamente o projeto e trabalhar a partir de seus próprios gatilhos de inspirações. Você pode querer só fotografar o seu almoço, seu animal de estimação, ou seus filhos. Você pode querer se concentrar em formas de transporte. Não importa o que seja sua inspiração, é recomendada a criação de uma lista ou um diário para documentá-los. Dessa forma, você sabe o que você já fotografou e o que vem a seguir. Exemplo de lista:

Segunda-feira – Inspire-se

Terça-feira – Comida

Quarta-feira – Natureza, exterior

Quinta-feira – Interior

Sexta-feira – Família

Sábado – Pessoal

Domingo – Dia de Diversão (vale tudo)

  1. Escolha as ferramentas

Escolha uma câmera – qualquer câmera! Até se você quiser melhorar em suas habilidades com uma câmera de celular, pode tentar. Você ganhou uma nova câmera para o Natal? Use um projeto fotográfico de 365 como uma ótima maneira de aprender o funcionamento do seu novo brinquedo. Afinal, a prática leva à perfeição, e não há nada como a prática de todos os dias para que você obtenha o uso confortável da nova câmera.

iphotochannel-projeto-fotografico-365-dias

Independentemente de qual ferramenta você usa, o importante é que seja algo viável no dia a dia. Algumas câmeras podem ser complicadas de transportar. No caso da fotógrafa Karthika, ela usa uma mistura entre uma câmera DSLR e a câmera do iPhone – quando não é possível fotografar com a DSLR, ela parte para a câmera do celular.

Escolha também a plataforma para publicar seu trabalho diariamente. Uma das mais utilizadas para este tipo de projeto é o Instagram. Também podem ser usados o Flickr e o próprio Facebook. Vai do gosto de cada um. O legal das redes sociais é que você recebe o feedback das pessoas imediatamente.

  1. Aprenda a perdoar e seguir em frente

Fazer um projeto 365 também pode ser uma ótima maneira de aprender as lições básicas da vida! Perdoar e esquecer são coisas muito relevante ao participar em um 365. Às vezes, as coisas acontecem e você acaba perdendo um ou vários dias. Não é o fim do mundo. Reconheça o que houve, aceite e siga em frente. Você pode postar mais de uma imagem no dia seguinte, ou apenas marcá-la como perdida e continuar o projeto assim mesmo. A chave aqui é para seguir em frente. Caso contrário, dias se transformam em semanas, que se transformam em meses, e antes que você perceba, o projeto 365 foi esquecido e abandonado.

iphotochannel-projeto-fotografico-365-dias

  1. Sucesso, conclusão, e que vem pela frente

Um projeto de 365 fotos é definitivamente um compromisso. Um que leva tempo e esforço de sua parte, mas as recompensas são bastante satisfatórias. Completar o projeto pode trazer uma sensação de conquista e realização. Não é uma tarefa fácil, afinal.

iphotochannel-projeto-fotografico-365-dias

Depois de terminar, você pode imprimir tudo ou algumas de suas melhores imagens, e criar uma colagem de fotos. Ou também criar um livrofoto específico do projeto 365. As possibilidades são infinitas.

banner-livro-newborn-fotografia

Sobre o autor

Ruca Souza

Ruca Souza é jornalista e fez parte do iPhoto Channel de 2015 à 2018.

2 comentários

Clique aqui para postar um comentário