Sabemos que a fotografia é uma área extremamente competitiva. Existem profissionais surgindo no mercado (seja ele segmentado ou não) o tempo inteiro e lutando para se destacar entre tantos concorrentes.
Muitos confiam o sucesso simplesmente na aquisição de um equipamento de ponta. Outros, sabem que o caminho é tortuoso e buscam se especializar, investindo em conhecimento e na prática constante. As variáveis são muitas, por isso é importante ter uma noção do básico: saber como conseguir novas oportunidades de trabalho e novos clientes. Abaixo, seguem algumas dicas que podem ser úteis para quem buscando clientela:
1. Crie um portf0lio
É por meio dele que futuros clientes analisarão a qualidade do seu trabalho e entrarão em contato. Um portfolio organizado é essencial para expor as habilidades do profissional. Se você ainda não quiser investir em um site, existem opções fáceis e sem custo algum como o Behance e DeviantArt para organizar seu portfolio. Redes sociais são um bom complemento para fazer upload das suas fotos, mas a sua carteira profissional jamais deve ser centrada nesses tipos de sites.
2. Realize projetos pessoais
Inovar técnicas fotográficas e mostrar o seu ponto de vista em um ensaio ou editorial são itens muito importantes. Nesse tipo de trabalho, você pode liberar toda a sua criatividade e potencial. Às vezes, mostrar apenas trabalhos realizados para clientes limita a sua imaginação e impede que você mostre o que realmente sente, quer ou acredita. Além disso, realizar projetos autorais mantém você ativo, praticando e sempre buscando melhorar sua técnica.
3. Mantenha suas redes sociais atualizadas
Como falamos anteriormente, um bom portfolio não precisa estar hospedado exclusivamente em alguma rede social, até porque isso pode afetar a sua imagem profissional. Entretanto, não se esqueça que a sua presença nas mídias sociais complementa o seu portfolio e tudo o que diz respeito ao seu trabalho. Estar conectado diariamente com outras pessoas pode gerar novas oportunidades, além de mostrar que você se interessa pelo cliente: jamais deixe de responder a alguma mensagem ou crítica, mantenha sempre uma boa postura, seja cordial e educado.
Procure não encher seu seguidor ou amigo do Facebook com 50 fotos de um mesmo ensaio. Selecione a melhor fotografia do ensaio (ou as três melhores) e compartilhe com o link para conferir o ensaio completo. Enchê-lo com um volume grande de fotografias dispersa a atenção e cria confusão no espectador.
4. Noção de gestão de negócios e marketing
A fotografia é uma parte muito importante do negócio, porém não é o suficiente para alcançar o sucesso. É importante entender quem é o seu cliente e que tipo de público você deseja atingir. Saber a faixa de renda e a capacidade de investimento do seu cliente é essencial para tornar o negócio viável. Saiba o quanto deve cobrar pelo seu trabalho, mas não se baseie no preço de concorrentes. Baseie-se nos seus custos para realizar o ensaio (desde o clique até o pós-processamento de imagem) e no perfil do seu consumidor.
Sempre mantenha um bom relacionamento com o seu cliente, seja ele atual ou não. Ter um cliente satisfeito é o seu melhor outdoor, não adianta investir em marketing se não tiver um bom relacionamento com o seu público. Evite “clientes-momentâneos” e trabalhe para ganhar a confiança, consideração e admiração deles.
5. Diversificação
Estabelecer seu foco de mercado e se especializar em alguma área é tão essencial quanto saber aproveitar seus equipamentos e técnicas para oferecer outras opções para o cliente. Crie subprodutos: se você é fotógrafo de newborn, por que não oferecer um ensaio de gestante para a sua cliente? Ou um pacote de acompanhamento depois de ter realizado o ensaio do recém-nascido? E quando a criança já estiver maior, por que não fotografar os próximos aniversários? São diversas opções e formas de manter a clientela.
6. Criar e manter relações
Esteja sempre aberto a novas oportunidades. O movimento e envolvimento com a sociedade fotográfica e pessoas relacionadas a ela de alguma forma é muito importante para aumentar a conscientização e visibilidade do seu trabalho. Vá a exposições, participe de grupos, curta páginas que possam agregar valor e trazer conhecimento. Mantenha o ritmo sempre ativo e mostre-se interessado.
Estas são apenas algumas das inúmeras considerações para aumentar sua oportunidade de trabalho e se manter no mercado. Existem muitos aspectos a serem levados em conta, tudo varia de acordo com o segmento do fotógrafo, o trabalho que ele realiza e o tempo que pode dedicar.
Fonte: Xataka Foto.