6 dicas para aumentar suas oportunidades na fotografia

Sabemos que a fotografia é uma área extremamente competitiva. Existem profissionais surgindo no mercado (seja ele segmentado ou não) o tempo inteiro e lutando para se destacar entre tantos concorrentes.

Foto: Valentin Kouba
Foto: Valentin Kouba

Muitos confiam o sucesso simplesmente na aquisição de um equipamento de ponta. Outros, sabem que o caminho é tortuoso e buscam se especializar, investindo em conhecimento e na prática constante. As variáveis são muitas, por isso é importante ter uma noção do básico: saber como conseguir novas oportunidades de trabalho e novos clientes. Abaixo, seguem algumas dicas que podem ser úteis para quem buscando clientela:

1. Crie um portf0lio 

É por meio dele que futuros clientes analisarão a qualidade do seu trabalho e entrarão em contato. Um portfolio organizado é essencial para expor as habilidades do profissional. Se você ainda não quiser investir em um site, existem opções fáceis e sem custo algum como o Behance e DeviantArt para organizar seu portfolio. Redes sociais são um bom complemento para fazer upload das suas fotos, mas a sua carteira profissional jamais deve ser centrada nesses tipos de sites.

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2.  Realize projetos pessoais 

Inovar técnicas fotográficas e mostrar o seu ponto de vista em um ensaio ou editorial são itens muito importantes. Nesse tipo de trabalho, você pode liberar toda a sua criatividade e potencial. Às vezes, mostrar apenas trabalhos realizados para clientes limita a sua imaginação e impede que você mostre o que realmente sente, quer ou acredita. Além disso, realizar projetos autorais mantém você ativo, praticando e sempre buscando melhorar sua técnica.

Foto: Pedro Quintela
Foto: Pedro Quintela

3. Mantenha suas redes sociais atualizadas

Como falamos anteriormente, um bom portfolio não precisa estar hospedado exclusivamente em alguma rede social, até porque isso pode afetar a sua imagem profissional. Entretanto, não se esqueça que a sua presença nas mídias sociais complementa o seu portfolio e tudo o que diz respeito ao seu trabalho. Estar conectado diariamente com outras pessoas pode gerar novas oportunidades, além de mostrar que você se interessa pelo cliente: jamais deixe de responder a alguma mensagem ou crítica, mantenha sempre uma boa postura, seja cordial e educado.

Procure não encher seu seguidor ou amigo do Facebook com 50 fotos de um mesmo ensaio. Selecione a melhor fotografia do ensaio (ou as três melhores) e compartilhe com o link para conferir o ensaio completo. Enchê-lo com um volume grande de fotografias dispersa a atenção e cria confusão no espectador.

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4. Noção de gestão de negócios e marketing

A fotografia é uma parte muito importante do negócio,  porém não é o suficiente para alcançar o sucesso. É importante entender quem é o seu cliente e que tipo de público você deseja atingir. Saber a faixa de renda e a capacidade de investimento do seu cliente é essencial para tornar o negócio viável. Saiba o quanto deve cobrar pelo seu trabalho, mas não se baseie no preço de concorrentes. Baseie-se nos seus custos para realizar o ensaio (desde o clique até o pós-processamento de imagem) e no perfil do seu consumidor.

Sempre mantenha um bom relacionamento com o seu cliente, seja ele atual ou não. Ter um cliente satisfeito é o seu melhor outdoor, não adianta investir em marketing se não tiver um bom relacionamento com o seu público. Evite “clientes-momentâneos” e trabalhe para ganhar a confiança, consideração e admiração deles.

5. Diversificação 

Estabelecer seu foco de mercado e se especializar em alguma área é tão essencial quanto saber aproveitar seus equipamentos e técnicas para oferecer outras opções para o cliente. Crie subprodutos: se você é fotógrafo de newborn, por que não oferecer um ensaio de gestante para a sua cliente? Ou um pacote de acompanhamento depois de ter realizado o ensaio do recém-nascido? E quando a criança já estiver maior, por que não fotografar os próximos aniversários? São diversas opções e formas de manter a clientela.

Foto: Ahmed Hany
Foto: Ahmed Hany

6. Criar e manter relações

Esteja sempre aberto a novas oportunidades. O movimento e envolvimento com a sociedade fotográfica e pessoas relacionadas a ela de alguma forma é muito importante para aumentar a conscientização e visibilidade do seu trabalho. Vá a exposições, participe de grupos, curta páginas que possam agregar valor e trazer conhecimento. Mantenha o ritmo sempre ativo e mostre-se interessado.

Estas são apenas algumas das inúmeras considerações para aumentar sua oportunidade de trabalho e se manter no mercado. Existem muitos aspectos a serem levados em conta, tudo varia de acordo com o segmento do fotógrafo, o trabalho que ele realiza e o tempo que pode dedicar.

Fonte: Xataka Foto.

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