6 desculpas que travam sua evolução na fotografia

Há sempre razões para não fazer algo. E quando se trata de esforço por alguma coisa especifica (como melhorar na fotografia) a nossa mente pode criar algumas armadilhas. A voz em sua cabeça lhe dará todas as desculpas possíveis quando é hora de trabalhar o próprio desempenho fotográfico. Confira algumas dessas desculpas e saia dessa.

  1. Eu não tenho tempo

Algumas pessoas dizem que não têm tempo para aprender novas técnicas, mas se você tiver tempo para navegar no Facebook ou a internet, então você tem tempo para aprender novas técnicas de fotografia. Tente passar seu tempo ocioso lendo artigos e olhando fotografias. Cada momento improdutivo é tempo perdido.

Foto: Andrew Seltz
Foto: Andrew Seltz
  1. Eu já sei tudo que preciso saber por agora

A fotografia é uma experiência de aprendizagem que nunca termina. A parte boa de ser fotógrafo é saber que há sempre espaço para melhorar. Você nunca se cansa, porque há sempre algo novo. As pessoas continuam a inventar coisas novas para fazer com a fotografia. E também há, muito provavelmente, um pouco de coisas antigas que você pode não ter descoberto ainda.

Foto: Lauren Lank
Foto: Lauren Lank
  1. Eu tenho meu próprio estilo

Talvez você tenha encontrado o seu próprio estilo em fotografia. E talvez ele funcione para você. Mas estilos e tendências vêm e vão ao longo dos anos. E continuam a mudar. Você pode continuar com o estilo que tem, mas fique sempre atento. Seus fãs e clientes podem ficar, depois de um tempo, entediados em algum ponto e querer algo novo, ou apenas algo diferente, de você. Aprender coisas novas e acrescentar ao seu estilo pode fazer você conseguir mais clientes e ajudá-lo a manter os que você tem. A novidade é um exercício saudável para fotógrafos.

Foto: Jean Scheijen
Foto: Jean Scheijen
  1. Eu não tenho o equipamento necessário

Você tem uma câmera e uma lente? Esse é todo o equipamento que você precisa. Equipamentos sempre vão ajudar, com certeza, os fotógrafos para criar grandes fotografias. Mas nunca deixe que a falta de um determinado acessório ou equipamento faça você parar de melhorar. Trate de saber a fundo como uma câmera funciona, como ela capta a luz, como se comunicar com seu assunto e como iluminar o seu assunto. Só essas 4 coisas já são material suficiente para muito tempo de estudo e prática. Sua câmera é e sempre será apenas uma ferramenta.

Foto: Chris Cummings
Foto: Chris Cummings
  1. Eu não sei por onde começar

Em todos os lugares que você olhar, há uma oportunidade de aprender algo novo. Na maioria das vezes, quando você procura por ideias, é importante abrir sua mente para referências visuais. Você pode encontrar ótimas referências em revistas, por exemplo, e até em outdoors quando está andando distraído pela rua. E, se você é iniciante, quando começa a ler e aprender sobre fotografia, as engrenagens vão fazendo sentido na sua mente aos poucos.

Foto: Sean Carpenter
Foto: Sean Carpenter

A internet é um dos melhores lugares para aprender fotografia, existem centenas de tutoriais, vídeos e artigos sobre o que você precisa saber. Inclusive aqui no iPhoto Channel.

  1. Aprender é caro

Como acabamos de dizer: existe muito material gratuito por aí. Basta procurar. Ok, às vezes procurar bastante. Mas é só não desistir. E quando você for adquirir um material pago, pense nisso como um investimento em si mesmo. Você está investindo na sua fotografia e (provavelmente) apenas você pode fazer isso por si.

Foto: Willian Ray
Foto: Willian Ray

Não deixe que a falta de grana impeça você de aprender. Não é desculpa, muito menos para quem está começando. Uma busca rápida no Youtube vai te mostrar o quanto de conteúdo sobre fotografia há disponível por aí. Siga em frente!

FONTE: DIY

banner-iphotofair

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *