Por que muitos fotógrafos conseguem mais visibilidade se, normalmente, o nível de suas fotos é muito parecido? A resposta é simples: marketing. Embora todos queiram bons resultados, a verdade é que a maioria dos fotógrafos não domina e nem investe em táticas de marketing para melhorar seu desempenho. O motivo: acreditam que apenas a qualidade de suas fotos é suficiente para ganhar mercado. Mas, infelizmente, no mundo atual isso não funciona mais. Por isso, a fotógrafa Caitlyn Edwards publicou um artigo com 5 táticas de marketing que podem ajudar muito todos os fotógrafos a conseguirem mais seguidores, engajamento e resultados:
Tática 1: Portfólio Online
Diremos até ficarmos roxos : o Instagram não é suficiente. O primeiro passo para ser contratado é a curadoria de um portfólio excepcional que fala ao seu público-alvo. Trabalhar com um consultor fotográfico pode ser muito útil, pois muitos fotógrafos têm ligações emocionais com certas imagens. Temos ótimas histórias sobre o lugar e o momento em que uma imagem foi tirada, mas o típico visualizador de imagens ou gerente de contratação não conhece essa história.
Portanto, se a imagem em si não evoca um sentimento, conta uma história por si só ou mostra seu conjunto de habilidades exclusivas, ela deve viver fora de seu portfólio. Como Darina disse: “Quando você está olhando para o seu trabalho, pode ser difícil ver a floresta por entre as árvores”.
Além disso, ter um portfólio não é suficiente. Uma boa regra é certificar-se de que você está atualizando seu site a cada 6 meses ou mais. Isso ajuda com o SEO, mas também ajuda os clientes recorrentes a saber o que você tem feito. Pergunte a si mesmo a quem seu portfólio se destina. Como isso fica claro na sua página inicial? Peça a amigos ou família, fotógrafos ou não, para dar sua opinião honesta e ajustar de acordo.
Tática 2: Pesquisa
A próxima etapa para um marketing eficaz é identificar seu mercado-alvo e criar um banco de dados para acompanhar os leads e seus esforços de marketing. Ter um ótimo SEO é maravilhoso, mas isso ainda não garante que seu site esteja sendo visitado por seus clientes ideais. Você ainda precisa fazer muito marketing sozinho.
Então, sempre que você envia uma introdução ou material promocional para alguém, ou faz um novo contato, é essencial que isso esteja documentado em algum lugar. Muitos fotógrafos usam Excel ou Google Sheets, mas Airtable é outra opção estelar. “É o Excel com esteróides”, diz Darina. ( Business Insider tem um artigo útil sobre os recursos do Airtable.) Notícias ainda melhores sobre o Airtable: ele oferece opções gratuitas e pagas.
Tática 3: Promoção por e-mail
As promoções por email podem assumir algumas formas. Com uma lista de e-mail organizada de clientes anteriores, atuais e (com sorte) futuros, as promoções por e-mail são uma grande oportunidade para lembrar a todos que você está aqui e pronto para trabalhar.
Como primeira tarefa, crie um cartão de uma página (como um cartão postal) que pode ser incorporado a um e-mail. Uma biografia, algumas imagens e suas informações de contato são tudo de que você precisa. É rápido e fácil, além de muitos editores de fotos e equipes de contratação manter e-mails como esses em pastas especiais para que possam te tocar quando o projeto ou tarefa certa aparecer.
Darina também recomenda o envio de uma promoção geral por e-mail trimestral. Isso inclui algumas imagens selecionadas – os anexos não vão funcionar aqui, você não quer que ninguém precise trabalhar para ver suas fotos – com um tema e título. Esses podem ir para ligações frias e quentes. As promoções sazonais são uma maneira fácil de entrar em contato, mostrar aos clientes seu trabalho e lembrar a todos que você está lá.
Além disso, misture suas promoções! Faça abordagens diferentes. Você pode ser formal às vezes, informal nas próximas. Elas podem ser personalizadas ou específicas para aquele cliente (por exemplo, se for uma empresa de iogurte, demonstre que você tirou fotos de iogurte) ou uma visão geral do seu trabalho. Você também deve compartilhar o novo conteúdo que criou e que o entusiasme. O objetivo é tornar os clientes tão flexíveis e rápidos quanto um fotógrafo, portanto, demonstrar que a flexibilidade com seu marketing é um ótimo lugar para plantar essa semente.
Tática 4: promoção impressa
As promoções impressas não são gratuitas, por isso é aconselhável ser um pouco mais estratégico sobre quem as recebe. Uma coisa importante a se notar agora é que muitos fotógrafos interromperam suas promoções impressas durante o COVID porque quase todo mundo está trabalhando remotamente. Dito isso, agora ainda é um ótimo momento para planejar suas promoções impressas – design e estratégia são fundamentais – para que você possa aproveitar ao máximo o eventual retorno de todos ao escritório.
As promoções impressas podem se parecer com quase tudo: revistas, cartões postais e malas diretas de uma página são comuns e devem ir para agências ou qualquer outro contato importante em sua rede. Um livro impresso e / ou portfólio também é uma opção, mas estes devem ser reservados para circunstâncias especiais devido ao custo.
O editor de fotos Rob Haggart tem uma ótima conta no Instagram, @aphotoeditor, onde posta exemplos de promoções impressas que recebe. É o lugar perfeito para inspiração e ideias, além de ser útil para ver quaisquer tendências que possam estar surgindo no espaço promocional de impressão. Ele também dá algumas entrevistas com fotógrafos em seu blog .
Não importa o que você escolha, quando chegar a hora, os materiais promocionais são uma maneira fácil de se destacar e mostrar ao cliente que você está falando sério.
Tática 5: mídia social
Portanto, a primeira coisa a fazer é o Instagram. Sua presença e marketing no Instagram devem ter uma estratégia, não apenas formar uma comunidade com outros fotógrafos. Ter uma rede é importante, mas você não deve fazer isso às custas de trabalhar com clientes dos sonhos. Sua estratégia de Instagram deve estar alinhada com outras metas de marketing e seu mercado-alvo.
Interaja com os feeds dos clientes dos sonhos. Comente sobre suas postagens e diga algo genuíno. Atenção: “Belo tiro!” não vai cortá-lo. Você quer ser específico e atencioso com base na marca e na postagem específica sobre a qual está comentando.
Além disso, aconselhamos o uso de DMs com cuidado. Se essa é sua primeira impressão, você pode parecer intrusivo ou menos profissional. Dependendo do tamanho da empresa, alguém que trabalha nas redes sociais pode ter um relacionamento com o Diretor de Arte ou Diretor de Criação, mas é mais provável que não tenha, então concentre seus esforços em outro lugar.
Em termos de outras plataformas de mídia social, use-as para impulsionar seu conteúdo, interagir com as postagens das marcas lá (a mesma regra vale para ser genuíno!), E apenas tentar mostrar um pouco de personalidade. Publique fotos dos bastidores e compartilhe mais sobre uma sessão recente. Além disso, psicologicamente, se marcas ou clientes ideais estão vendo seu nome com frequência , é mais provável que você os veja em seu próximo e-mail ou promoção impressa.
Pensamentos finais
Lembre-se: todo o seu marketing deve ser sobre a construção de relacionamentos e sua base. Quando você comercializa também é importante para a forma como você está fazendo o marketing.
Não seja passivo! Vá atrás de clientes com novas abordagens e esteja disposto a mudar as coisas. Persistência e consistência são o que você precisa para ser um profissional de marketing de sucesso. Rejeições acontecerão. Veja-os como oportunidades para inovar.
Não desista! Continue fazendo marketing, mesmo que não receba uma resposta. Você ficaria surpreso em cujo radar está sem o seu conhecimento. Darina brincou que sua meta deveria ser 100 nãos. Pode parecer desanimador no início, mas também é uma confirmação de que alguém está olhando suas coisas.
Finalmente, apenas seja genuíno com seu marketing. Ter uma boa aparência é importante, mas você está vendendo a si mesmo e suas habilidades. Seja honesto e verdadeiro consigo mesmo e com sua marca.