5 razões para usar a lente 50mm

A lente 50mm, popular cinquentinha, está tanto no coração quanto na bagagem de vários fotógrafos. E montada na câmera de muitos outros agora mesmo. Porém, para quem está começando e ainda tem dúvida, trazemos aqui 5 motivos para usar esta lente, listados pelo DigitalRev com o vídeo original abaixo. Veja:

1. É leve

As lentes 50mm são leves, o que ajuda muito dependendo da quantidade de tempo que você vai estar com a câmera na mão. Mesmo comparada a outras lentes fixas, ela ainda consegue ser mais leve. Por exemplo, a 50mm f/1.4 da Nikon tem 278g, enquanto na mesma marca a 85mm pesa 595g e a 35mm pesa 600g. É bastante diferença.

2. Faz você pensar

Com uma lente fixa você passa mais tempo pensando no que há no quadro, sobre a composição e a forma que você vai capturar a cena. A lente de 50mm é uma lente fixa (sem zoom), ou seja, se você quiser aproximar ou afastar uma imagem vai precisar andar; você mesmo faz o movimento. “Você nunca usa o zoom, você usa seu pé”, brinca o apresentador Kay. Além disso, a 50mm é bem parecida com aquilo que vemos com nossos olhos na questão de proximidade e escala das imagens – porém nossos olhos veem num ângulo muito mais aberto, cerca de 22mm.

3. O aspecto certo

“O ponto é que a distância focal de 50mm parece ter o aspecto certo. Numa forma que é difícil de explicar, mas a lene de 35mm captura informação demais”, diz Kay. “Às vezes mais informação em um frame não é necessário”. Apesar de a 35mm parecer a lente certa, por exemplo, para fotografia de rua, o apresentador argumenta que tudo fotografado em 50mm traz uma aparência melhor à imagem.

4. Versátil

Você pode usá-la em diversas situações ou lugares, pois ela combina com muitos tipos de fotografia. “Não muito aberta, não muito longa. Você pode usar para paisagens ou retratos”, diz Kay. Para ele, se você precisasse levar apenas uma lente por aí, a 50mm seria a lente certa.

5. Bokeh

A 50mm cria um bokeh agradável, ou seja, um fundo desfocado muito bonito. Você pode até mesmo fotografar alguém de perto, mais ou menos um metro de distância, e ainda assim conseguir um fundo com um bom desfoque caso esteja com uma grande abertura (ex: f/1.4, f/1.8).

6. BÔNUS

Preço! A lente 50mm costuma ser a mais barata (ou uma das) de toda a linha de lentes de várias marcas.

Sair da versão mobile