5 perguntas que você deve fazer na hora de fotografar com flash

A luz é a matéria prima da fotografia, por isso na hora de fotografar com a luz artificial devemos ter em mente alguns aspectos que queremos para obter a imagem como imaginamos, algumas perguntas básicas podem nos ajudar com esse pensamento fotográfico.

1. Que quantidade de luz eu preciso?

A sua imagem precisa de mais ou menos luz? Como estamos utilizando o flash podemos controlar a intensidade de luz que queremos. A quantidade de luz que ele irá emitir pode ser modificada dependendo do seu modo de trabalho. Entender a intensidade é evitar uma subexposição ou superexposição.

Foto: José Antonio Fernández

Se aumentarmos a distância entre o flash e o objeto fotografado vamos precisar de uma intensidade maior. Ou seja quanto maior a distância entre ele e o sujeito, a luz deverá ser mais intensa. O mesmo acontece quando utilizamos baixas sensibilidades em nossas câmeras, ou quando utilizamos diafragmas fechados. Já o disparo do flash é capaz de iluminar corretamente a uma distância maior se abrirmos o diafragma da câmera, aumentarmos a sensibilidade ou aumentando a potência do flash.

2. Como eu quero que seja a luz?

O modo como você irá utilizar a luz em suas fotografias será a linguagem explorada. Por isso na hora de fotografar é bom já ter em mente qual o tipo de luz você quer, dura ou suave? É importante também saber quais são os tipos de luz para poder aplicar na hora de fotografar.

Luz dura | Foto: José Antonio Fernández

Para obter uma luz suave é preciso aumentar o tamanho da fonte de luz em relação ao sujeito, outra dica é aproximar a fonte de luz do sujeito com o intuito de aumentar seu tamanho relativo. Para a luz dura reduza o tamanho da fonte em relação ao sujeito, ou afaste a fonte de luz do sujeito com o intuito de diminuir seu tamanho relativo.

Luz suave | Foto: José Antonio Fernández

3. Onde quero e não quero iluminar?

O segredo de muitas fotografias é a beleza da luz. Quantas vezes já nos perguntamos: como fizeram essa iluminação? É preciso estar atento a esses detalhes, uma luz muito concentrada irá iluminar uma região muito pequena da cena, mas uma luz muito dispersa pode iluminar por completo a área. A dica é criar luz e sombra nas imagens.

Foto: José Antonio Fernández

4. De que cor quero essa luz?

A cor que você irá criar na sua luz pode dizer muito sobre a sua imagem, algumas vezes a cor é que vai direcionar a leitura daquela fotografia específica. Para criar cor na luz você pode usar as gelatinas. Mas o balanço de branco da sua câmera também pode ajudar na busca criativa da iluminação.

Foto: José Antonio Fernández

5. Qual a direção da minha luz?

A direção da luz é o que vai ajudar a dar ênfase a determinadas áreas da imagem e a omitir o que não nos interessa. Texturas e volume também irão ser definidos pela direção da luz que você escolher.

Foto: José Antonio Fernández

Quer mais dicas de iluminação e flash? Confira o livro Sem medo do Flash, de José Antonio Fernández. Você pode adquiri-lo na loja da iPhoto Store.

Sair da versão mobile