5 passos para fotografar o vapor do café

O café é o companheiro diário da manhã de muita gente. E muitos até mesmo viram a noite nessa companhia. O vapor do café quentinho é acalentador para os olhos, nos dando calma para o início de um novo dia.

A fotógrafa russa Dina Belenko criou um passo a passo de como conseguir captar o vapor do café de uma forma nítida. Abaixo trazemos as dicas, originalmente publicadas no 500px:

EQUIPAMENTO

“O equipamento essencial que você precisará inclui duas fontes de luz e um tripé. Você pode usar flashes, LED, ou mesmo a luz natural. É a posição de suas fontes de luz que importa. Uma fonte de luz deve ser colocada por trás da cena para iluminar o vapor, que é mais visível e bonito com a luz vinda de trás. Sua outra fonte de luz deve ser colocada do lado para iluminar toda a cena e adicionar algum volume.

Basicamente, você pode usar qualquer equipamento que você já tem. No meu caso, são dois flashes (um com snoot e outro dentro de um stripbox), dois panos pretos e um pequeno refletor.

Para os adereços, tudo que você precisa é de um copo de café, um pouco de água quente, e um par de itens adicionais para deixar sua foto mais interessante – como biscoitos e chocolates ou algo relacionado ao vapor e nuvens como desenhos steampunk ou esquemas de formação de nuvem”

  1. Composição

“Organize todos os itens em sua cena em uma composição simples, deixando algum espaço para um vapor subir”

  1. Primeira luz

“Defina a primeira fonte de luz por trás da cena de uma maneira que afete principalmente o local acima do copo. Desta forma, ela vai iluminar o vapor subindo, mas não vai interferir muito com outros itens. Se você estiver usando luz natural (como uma janela), você pode usá-la como background, bem como deixar esta ser sua fonte de luz principal. Se você estiver usando speedlights (como eu), você pode querer usar um snoot para fazer a luz fluir mais estreita e enfatizar a vapor sem aparecer destaques pouco atraentes no copo.

Como não há vapor ainda, coloque um incenso na borda do copo e faça algumas fotos de teste. A fumaça do incenso dura mais que o vapor do café, então dá mais tempo para os testes”

  1. Segunda luz

“Para adicionar um pouco de volume e fazer sombras mais suaves, defina a segunda fonte de luz no lado. No meu caso, é um flash dentro do stripbox, situado no lado esquerdo e ligeiramente atrás dos copos (para fazer o café “brilhar” na foto). Se você está trabalhando com luz natural, é só usar um grande refletor para isso.

Depois disso, você pode fazer ajustes com panos pretos: Eu usei um entre stripbox e o fundo para fazer o fundo mais escuro, e outro entre stripbox e as caixas de madeira para escurecer um ponto de luz que estava atrapalhando”

  1. Fotografando

“Se os seus copos são transparentes e você está trabalhando com flashes, configure-os para uma baixa potência, para que possa pegar algumas bolhas e gotas, bem como potência baixa – desde 1/16 até 1/128 – fornece um pulso muito curto que irá congelar bolhas e vapor em movimento. Além disso, nesse caso, a velocidade do obturador dependeria apenas de flashes que você usa, para definir a velocidade do obturador de sincronização e ajustar a abertura para obter uma imagem bem exposta.

Se você estiver usando luz natural, caso use maior velocidade do obturador (cerca de 1/60 ou até mesmo 1\10) vai deixar um look embaçado, mas bonito; o obturador mais rápido (cerca de 1\400) faria com que os redemoinhos do vapor mais proeminentes. Escolha o que você mais gosta.

Ajuste sua câmera em modo contínuo, despeje um pouco de água quente em um copo, e tire uma sequência de foto ao passo que o vapor aumenta”

  1. Pós-processo

“Agora, você pode escolher a melhor foto e usá-lo como ela é. Ou você pode escolher várias fotos e combiná-las juntos. Eu combinei duas nuvens de vapor para duas xícaras e acrescentei alguns redemoinhos de vapor no topo.

Ajuste as cores e contraste. Lembre-se não deixar sua imagem super nítida; partículas de vapor de água são muito maiores do que as partículas de fumaça, assim com nitidez excessiva elas podem parecer muito ruidosas e pouco atraentes”

FOTO FINAL:

Sair da versão mobile