A astrofotografia é um segmento da fotografia que vem crescendo muito nos últimos anos. Embora não seja fácil de fazer, a astrofotografia envolve acampamentos noturnos, céu aberto e fotos inesperadas. Mas para obter bons resultados é necessário a câmera certa. Por isso, o site Expert Photography fez uma lista com as melhores câmeras para os amantes das estrelas.
Como escolher a melhor câmera de astrofotografia
Quando se trata de astrofotografia, você ficará surpreso com a grande variedade de opções à sua escolha. Existem DSLRs , câmeras sem espelho (mirrorless) e até câmeras compactas. Além das escolhas habituais, existem câmeras dedicadas à astrofotografia. O mais importante é o desempenho com pouca luz. Em geral, a câmera precisa ter opção de ISO alto, uma faixa dinâmica mais ampla, fotografar em RAW, redução de ruído de longa exposição, disparador remoto e uma bateria com boa duração.
DSLR e câmeras sem espelho (mirrorless) para astrofotografia
Por que escolher uma DSLR
Um grande benefício de uma DSLR é que você pode modificá-la para atender às suas necessidades. Por exemplo, é possível colocar filtros internos nele. Filtros de encaixe e filtros montados em lentes são usados principalmente em DSLRs. Normalmente, os sistemas DSLR têm melhor adaptabilidade para lentes astro. Isso significa que você pode adicionar mais variedade ao corpo de uma DSLR variando mais telescópios. E você pode encontrar mais facilmente o ajuste perfeito para o seu estilo.
Por que escolher uma câmera sem espelho
Existem sistemas sem espelho que vêm com um sensor full-frame , resolução incrível e uma ampla faixa ISO. O que pode torná-los melhores do que algumas DSLRs é que eles são projetados para produzir menos ruído em condições de pouca luz. Isso é especialmente verdadeiro para a Canon EOS Ra, uma astrofotografia dedicada sem espelho. A invariância ISO também é algo que você encontrará em câmeras sem espelho com mais frequência.
As melhores câmeras DSRL e sem espelho (mirrorless)
1. Canon EOS 4000D / Rebel T100
Esta câmera Canon DSLR básica tem um sensor CMOS APS-C de 18MP. Este gadget pode ser perfeito para começar em qualquer campo da fotografia. Se você está interessado em fotografar a Via Láctea, mas não quer esvaziar seu banco com uma câmera cara, esta pode ser a melhor escolha. É compatível com uma ampla gama de lentes e filtros, o que o torna uma opção flexível. O intervalo ISO não é tão amplo (ISO 100-6400 e pode ser expandido para 12800). Mas com uma lente rápida, você pode tirar fotos impressionantes com ela. Além disso, tem uma velocidade do obturador de 30-1 / 4000 seg. Ele ainda possui o Modo Bulb que permite expor uma imagem pelo tempo que desejar (conforme você pressiona o obturador).
2. Nikon D500
A Nikon D500 é uma câmera DSLR com um sensor CMOS de 20,9 MP (formato DX). Ele tem um desempenho incrível em baixa luminosidade com uma faixa ISO de 100-51.200, que pode ser expandida para 1.640.000. Sendo compatível com muitas lentes de alta qualidade, este gadget é perfeito para diferentes nichos da fotografia. A duração da bateria permite que ele tire cerca de 1.240 fotos com uma única carga – uma coisa a menos com que se preocupar! Outro recurso interessante é o timelapse na câmera . Pode demorar até 9999 fotogramas alucinantes! Os lapsos de tempo são populares entre fotógrafos de paisagens e noturnos . Se você ainda não mergulhou os dedos dos pés nele, agora é provavelmente o melhor momento!
3. Canon EOS Ra
A Canon EOS Ra é uma câmera sem espelho com alguns recursos especiais para torná-la perfeita para astrofotografia. É dedicado ao céu noturno e astrofotografia de céu profundo. Ela se enquadra no espectro entre uma câmera normal e uma astro câmera dedicada. Devido às suas especificações, esta câmera não é recomendada para outros gêneros de fotografia. Pode ser a melhor câmera para capturar estrelas. Mas se você está procurando um gadget mais versátil, pode não ser esse.
4. Sony A7 III
O Sony A7 III possui um sensor CMOS full frame retroiluminado de 24,2 MP. É um sistema sem espelho e perfeito para quase qualquer tipo de fotografia. Ele tem um desempenho incrível com pouca luz. Sua sensibilidade ISO varia até ISO 51200 e é expansível até 204.800. Possui um recurso exclusivo chamado Bright Monitoring, que permite ajustar a composição ao fotografar no escuro. Você pode verificar a composição pelo visor, mesmo na noite mais escura.
5. Canon EOS 90D
A Canon EOS 90D é uma câmera DSLR com um sensor CMOS de corte de 32,5 MP (APS-C). Ele fornece uma ampla faixa ISO (ISO 100-25000, expansível até 51200). Com o poderoso processador de imagem DIGIC 8, você pode esperar imagens detalhadas e nítidas em condições de pouca luz. Você pode estabilizar sua câmera e ajustar as exposições para tornar mais estrelas visíveis em suas fotos do céu. A duração da bateria também é impressionante; pode tirar até 1860 fotos com uma carga.