Nem tudo são flores na internet. Embora haja muitas oportunidades de mostrar seu trabalho fotográfico, a internet também é um lugar cruel e implacável, especialmente quando aparecem comentários e críticas negativas em cima da qualidade de suas fotos. Ninguém gosta de ser criticado, pois as críticas geralmente abalam nossa confiança e nos trazem dúvidas sobre nossa capacidade. Por isso, a fotógrafa Lucy Lumen compartilhou 5 maneiras para você superar um comentário maldoso num post ou um feedback negativo de um cliente insatisfeito numa direct (DM).
1. Detone ele com bondade: haja com a cabeça e não com o estômago
Isso soa como uma tática insana que você deve implementar na escola quando tudo o que você quer fazer é se vingar daquele garoto por intimidar você o ano todo. Entendo. Normalmente sou olho por olho; no entanto, isso nem sempre é o melhor quando feito online. Em vez disso, recomendo que você respire fundo antes de pegar o teclado e elaborar uma resposta que possa causar mais mal do que bem e chegar a isso de um ângulo diferente.
Há uma grande probabilidade de que essa pessoa tenha sido rude ou indelicada de leve a moderado, sarcástica ou simplesmente malvada. Então, por que não superar sua crueldade e responder de maneira educada e profissional? Isso imediatamente faz você se sentir como uma pessoa mais civilizada que é legal como um pepino, mesmo quando sob cerco, provavelmente não é o que o autor do comentário está esperando, e dá a eles pouco ou nenhum espaço para manter seu jogo malvado por mais tempo. Seja gentil, educado, aborde a preocupação deles e explique por que não há problema em que eles não gostem do seu trabalho.
Descobri que isso tende a mudar as pessoas e as faz refletir sobre o quão rudes, irreverentes ou ofensivos podem ter sido. Isso os lembra de que você é, de fato, uma pessoa, e eles então retrocedem um pouco, mudam de tom ou são apenas mais agradáveis no futuro, que é realmente o que todos nós queremos.
2. Bloquear e excluir
O oposto da estratégia anterior e por boas razões é bloquear e excluir. Às vezes, uma pessoa está tão cansada e amarga que nem mesmo uma colher de suas palavras mais gentis e açucaradas vai tirar um pingo de bondade delas. Nesses casos, digo duas palavras para você: Bloquear e Excluir. Eu fiz isso e continuarei fazendo pelo resto da minha longa carreira na Internet. Algumas pessoas não valem o seu tempo e está recebendo exatamente o que deseja. Tirando sua atenção de sua fotografia, escrita, trabalho, etc.
3. Coletando os Positivos
Guarde todos os comentários positivos que você recebeu por e-mail ou DMs em uma pasta e olhe para isso como uma forma de se lembrar de todos os elogios que você recebeu sobre seu trabalho. Como seres humanos, estamos literalmente programados para focar e insistir nos negativos. Não deixe que um comentário negativo substitua todos os seus clientes ou seguidores satisfeitos.
Não se preocupe muito com as coisas negativas, e saiba que sempre vai ter alguém que não gosta do que você faz, não quer te contratar e valorizar sua fotografia! Você não vai agradar tudo mundo. Ninguém consegue agradar todo mundo. Você não pode ser o melhor para todas as pessoas, e ser consciente disso será suficiente para te livrar do peso das críticas e seguir em frente de maneira mais tranquila.
4. Você pode melhorar com as críticas?
Então, por mais desagradáveis que esses comentários negativos possam ser, às vezes, há um elemento de verdade na crítica, e isso pode ser muito difícil de admitir para si mesmo. Na minha experiência, eu realmente descobri que quando me vejo fervendo e reclamando, desejando realmente poder resolver isso com essa pessoa, é porque ela está certa. Isso, no entanto, não anula ou absolve alguém por ser rude, mas pode ser usado a seu favor. Não somos infalíveis e, às vezes, é necessário reconhecer os erros e perceber que as críticas são justas e pertinentes.
Sempre procuro aprender com os comentários negativos. Mesmo que eles não estejam sendo construtivos em suas críticas, isso não significa que você não possa extrair informações delas e usá-las a seu favor.
5. Seja resiliente
Vale ressaltar que quanto mais você cresce em popularidade através da criação de conteúdo fotográfico online, dominando o mercado de retratos, casamentos ou família em sua região, mais você estará exposto aos comentários negativos. É triste, mas é verdade. Então, vale a pena se perguntar honestamente se esse tipo de trabalho é para você. Você tem a resiliência de se levantar e se livrar dos comentários negativos, manter a cabeça erguida e não deixar que isso o afete? Espero que as dicas lhe ajudem.