Dicas de Fotografia

5 filtros fotográficos fundamentais que todo fotógrafo deve conhecer

O uso de filtros fotográficos ainda continuam fundamentais para fotógrafos perfeccionistas que optam por fazer uma captura perfeita no momento do clique. Selecionamos os 5 filtros fotográficos mais importantes, principalmente, para a fotografia da natureza, embora eles possam ser usados também para fotografia externa em geral para ensaios de noivas, casais, gestantes, fotografia de rua e esporte. A vantagem de usar os filtros fotográficos é ver os resultados no momento da captura e não perder tempo na pós-produção no computador. Vamos a lista:

1. Filtro Polarizador Circular

Se você pudesse ter apenas um filtro, com certeza, seria um filtro polarizador. O efeito de um filtro de polarização não pode ser criado perfeitamente ou simulado na pós-produção no computador. Os polarizadores reduzem o brilho reflexivo e saturam as cores naturalmente. Eles são excelentes para criar céus azuis vibrantes e remover reflexos agressivos de água, folhas, rochas e muito mais. A quantidade de polarização pode ser ajustada girando o equipamento circular no filtro. Muitos fotógrafos confiam em um polarizador e nunca o removem. Uma coisa a ter em mente é que a polarização não tem absolutamente nenhum efeito se você estiver atirando diretamente para o sol. Veja aqui opções para comprar na Amazon Brasil.

2. Filtro de densidade neutra

Um filtro de densidade neutra (filtro ND) diminui a quantidade de luz que atinge o sensor da câmera. Adicionar o filtro às lentes é parecido a colocar óculos de sol. Muitos fotógrafos usam filtros de densidade neutra para obter velocidades mais lentas do obturador, o que pode ser particularmente útil para cenas de água e nuvens em movimento rápido. Os filtros ND são ótimos para capturar paisagens marinhas e cenas costeiras. Achamos que as velocidades do obturador de 1/4 a 1/6 de segundo são ideais para detalhes de água. Essas velocidades do obturador (e velocidades mais lentas) podem ser inatingíveis dependendo da luz, a menos que você tenha um filtro ND em sua bolsa. Os filtros ND também permitem que você faça exposições muito longas após o nascer do sol ou antes do pôr do sol, o que pode resultar em alguns efeitos muito interessantes com o céu. Então, qual é o   filtro de densidade neutra certo ? Bem, você pode comprar filtros de densidade neutra de 1 ponto até filtros de densidade neutra de 10 pontos. Recomendamos comprar um filtro ND de 3 a 6 pontos ou um filtro ND de 10 pontos. Veja aqui opções para comprar na Amazon Brasil.

3. Filtro de densidade neutra graduada

Os filtros de densidade neutra graduada (ND) operam da mesma maneira que um filtro de densidade neutra padrão, diminuindo a quantidade de luz disponível para o seu sensor. No entanto, eles são graduados para que o efeito seja aplicado apenas à metade do filtro. Isso os torna ótimos para lidar com situações de alta faixa dinâmica, como quando você se pega atirando no sol. Deve-se notar que um resultado semelhante pode ser alcançado durante o pós-processamento. Mas, se você não quiser processar suas fotos ou passar muito tempo na câmara escura digital, um filtro ND graduado é um filtro essencial para a bolsa da câmera. Veja aqui opções para comprar na Amazon Brasil.

4. Filtro UV

Na época do cinema, era óbvio ter um filtro UV montado em sua lente. As exposições do filme foram muito afetadas pela luz ultravioleta, mas ainda hoje, possuir um filtro ultravioleta é uma boa ideia. Embora os sensores digitais sejam muito melhores para lidar com a luz ultravioleta, um filtro ultravioleta tem alguns outros benefícios que o fazem valer a pena. O primeiro é a proteção. Um filtro UV de qualidade não prejudica a qualidade de sua imagem e oferece uma linha de proteção para sua lente. Não só ajudará a proteger seu elemento frontal se você deixar cair sua câmera, mas também ajudará a proteger sua lente contra manchas e arranhões. Os filtros UV também ajudam a eliminar a névoa atmosférica e ajudam a melhorar a qualidade da imagem em condições de neblina ou neblina. Veja aqui opções para comprar na Amazon Brasil.

5. Filtro de aquecimento

Filtros de aquecimento são outro conjunto de filtros a serem examinados. Eles fazem exatamente o que podem sugerir, eles adicionam e amplificam os tons quentes em sua imagem. Se você fotografar em RAW, poderá fazer isso facilmente ajustando de forma criativa o equilíbrio de branco durante o pós-processamento. Mas, como mencionamos anteriormente, se você não gosta de pós-processamento ou deseja obter sua chance em campo, experimente estes. Os filtros de aquecimento funcionam muito bem durante a hora dourada e podem ajudar a realçar as cores incríveis que você pode sentir ao nascer ou pôr do sol. Veja aqui opções para comprar na Amazon Brasil.

Fonte: Our World In Focus