Dicas de Fotografia

5 desafios só para quem ama fotografia de verdade

No meio da rotina, na correria do dia a dia, pode ser que o fotógrafo perca um pouco aquela paixão do início na fotografia. Então, está na hora de levantar a poeira e mostrar que realmente você ama fotografar, que é sua escolha de vida e nada vai fazer você desistir! O site 500px lançou 5 desafios só para aqueles fotógrafos com “sangue nos olhos”, que amam a fotografia acima de tudo e querem ir além. Ilustramos cada desafio com belíssimas fotos de Luis Valadares, fotógrafo de Portugal que tem um projeto de 365 dias chamado “Love Photography”.

Foto: Luis Valadares
Foto: Luis Valadares

1. Leve a sua câmera em todos os lugares por 1 semana, sem enganação

Quando dizemos em todos os lugares, queremos dizer em todos os lugares. A menos que você esteja no chuveiro ou dormindo, a ideia é não ficar sem sua câmera por uma semana inteira. Quantas vezes você foi testemunha de um momento bonito (ou simplesmente uma luz bonita enquanto andava na rua), mas você decidiu não fotografar, porque você só tinha o seu smartphone com você? Durante uma semana – ou um mês, se você for corajoso – não fique sem sua câmera. Quando aparecer a luz perfeita, quando o momento decisivo ou a inspiração chegar, você terá suas ferramentas com você.

Foto: Luis Valadares
Foto: Luis Valadares

2. Faça uma foto do mesmo assunto todos os dias durante um mês

Esse desafio fotográfico é ótimo, pois pode até se transformar numa série. Tente fotografar o mesmo assunto todos os dias durante o tempo que você preferir. O desafio inicial é no mínimo uma semana. Mas o ideal seria um mês. Fotografando o mesmo assunto todos os dias você se força a ser mais criativo e ir além das composições padrão e ângulos manjados.

Foto: Luis Valadares
Foto: Luis Valadares

3. Trocar de câmera/sistema

Na fotografia existe algo que pode ser chamado de Síndrome da Aquisição de Equipamentos. Quando você está com pouco dinheiro, aquele pequeno sobressalto de excitação que vem com a compra de uma nova câmera, lente ou acessório pode fazer falta. A ideia aqui é tentar usar outra marca ou sistema. Por exemplo, trocar a Canon pela Sony. Ou uma analógica Pentax por uma Fuji. Ou mesmo fotografar com o smartphone. Um novo sistema de câmera vai fazer você aprender novas coisas, criar a fotografia de uma forma diferente.

Foto: Luis Valadares
Foto: Luis Valadares

4. Fotografe com smartphones ou câmera point-and-shoot apenas por um mês – e compartilhe uma foto por dia

Os benefícios de limitar-se usando sistemas automáticos não são exagerados, óbvio. Mas, durante um mês, faça o exercício de fotografar usando apenas o seu smartphone ou um câmera compacta de baixo custo. Mas não é apenas isso. Desafie-se a capturar algo bom o suficiente para ser compartilhado a cada dia do mês. Você vai se perceber recorrendo muito mais fortemente à composição, luz, cor, forma, textura – e as coisas que realmente importam na fotografia quando você não pode confiar em longas exposições, filtros sofisticados ou truques de pós-processamento pesado.

Foto: Luis Valadares
Foto: Luis Valadares

5. Imite um fotógrafo diferente a cada semana durante um ano

Dizem que a imitação é a forma mais sincera de elogio. E essa dica de fotografia fala disso, mas vamos deixar bem claro: é pra imitar o estilo do fotógrafo, não plagiar a foto, ok?  Todas as semanas durante um ano, escolha um fotógrafo diferente que você admira e tente copiar o estilo de captura dele, a forma de olhar. Será um exercício intenso de criatividade e um aumento considerável da sua referência visual. Até o final do ano, você terá capturado e compartilhado 52 imagens em 52 estilos e, além do mais, pode acabar descobrindo muito mais do seu próprio estilo.

Foto: Luis Valadares
Foto: Luis Valadares

*Texto atualizado pela equipe do iPhoto Channel.