Para aqueles que estão começando na fotografia nossa maior dica é: estude muito. E estude de muitas maneiras tanto na teoria quanto na prática. Faça uma rotina de exercícios de treinamento, isso vai te ajudar a compreender técnicas, truques e a desenvolver o seu estilo fotográfico.
1) 100 passos
Este é um exercício para melhorar a sua habilidade de observação.
Escolha um local para começar a fotografar, uma praça, um parque ou a rua da sua casa. Tire 10 fotos do ambiente ao seu redor, observe as imagens e dê 100 passos a frente, tire mais 10 fotos.
Repita por mais umas 3 vezes e depois analise as fotografias. Procure encontrar elementos que passaram despercebidos, pessoas que estavam no local e você não viu, ou pessoas que estavam chegando e saindo e você não notou.
2) Seu fotógrafo favorito
Todo mundo tem aquele fotógrafo favorito que vive analisando as fotografias. Pois bem, selecione uma dessas imagens e tente recriá-las. Estude a luz, enquadramento, poses. Ou se for algum fotógrafo de rua porque não tentar refazer a foto na sua rua?
Quanto mais você estudar, analisar e testar, mais técnicas irá aprender.
3) Limite de clicks
Com as câmeras digitais não existe mais aquela velha história de cuidar com a quantidade de clicks, afinal o filme não vai esgotar, mas tem muita gente no mundo da fotografia que aprendeu com um filme de 36 poses.
O exercício é o seguinte: você pode tirar apenas 36 fotos com a sua câmera digital. E pra deixar mais difícil não pode olhar a imagem na tela da câmera. Que tal?
4) Profundidade de campo
Utilize um tabuleiro de xadrez para aprender profundidade de campo. Isso mesmo, posicione as peças, alinhe-as com as linhas do tabuleiro, ajuste a sua câmera e treine profundidade de campo. Foque nas primeiras peças, nas segundas e assim por diante. Vá anotando o valor de abertura utilizado e dessa forma estudando profundidade de campo.
5) A hora dourada
Você já deve ter ouvido falar na “hora dourada” ou “hora mágica”, esse é um horário específico do dia em que a luz está perfeita, geralmente no amanhecer e no pôr do sol. Esse exercício propõe que você fotografe o mesmo lugar a cada hora do dia analisando no final do exercício a luz perfeita.
Fonte: Instashift