Muitos usuários ficam frustrados com a dificuldade em aumentar o número de seguidores no Instagram. Alguns perfis não só não conseguem crescer, como também vêem o número de seguidores, lentamente, baixando dia-a-dia. Por isso, se liga nessas 5 estratégias eficientes para ganhar mais seguidores no Instagram de forma orgânica:
1. Sempre poste fotos no formato vertical
Muitas pessoas não sabem disso, mas postar fotos verticais é muito mais eficiente do que postar fotos horizontais. A explicação para isso é simples: a foto vertical ocupa toda a tela quando é exibida no feed e isso automaticamente chama mais a atenção das pessoas e também não permite que os usuários estejam vendo outros posts no momento que aparecer o seu conteúdo. Então, dica número 1: sempre que possível postar fotos no feed no formato vertical. Veja exemplo abaixo:
2. Faça uma promoção ou sorteio ao menos um vez por mês
Você e qualquer pessoa no mundo adora um sorteio ou promoção de uma marca ou produto que você gosta ou admira. Então, se você presta algum serviço faça uma promoção ou sorteio uma vez por mês e estabeleça ações para as pessoas participarem.
Por exemplo, você é um fotógrafo de gestantes, então sorteie um ensaio gratuito para todas as pessoas que curtirem seu post do feed, seguirem seu perfil e marcarem três amigos nos comentários. Assim, automaticamente você vai amplificar muito a ação do sorteio e atrair muitos seguidores. Para fazer o sorteio use o site gratuito www.sorteador.com.br. Veja abaixo um exemplo de um texto para um promoção e sorteio:
3. Publique ao menos uma vez por dia para ganhar mais seguidores no Instagram
O engajamento é resultado de consistência. Se você postar apenas uma ou duas vezes por semana, automaticamente, o algoritmo do Instagram provavelmente não mostrará suas postagens para mais pessoas. Então, é fundamental todo dia você postar um novo conteúdo. De acordo com um estudo da Tailwind, perfis que postam diariamente ganham seguidores no Instagram do que aqueles que postam com menos frequência.
4. Conte boas histórias nas legendas
Um dos maiores segredos para você conseguir aumentar o número de seguidores é escrever textos nas legendas de forma natural e mais intimista. Muitas pessoas apenas escrevem os textos de maneira fria e sem emoção falando sobre seu serviço, produto ou ideia. Porém, isso não gera engajamento e automaticamente não atrai novos seguidores. Mas como escrever textos mais envolventes?
Vamos usar novamente o exemplo do fotógrafo de gestantes que citamos acima. Vamos imaginar que ele está postando uma foto de uma mamãe que acabou de fazer um ensaio em seu estúdio. Então, ele entra no Insta e escreve na legenda do post: “Hoje, fiz um ensaio lindo com a mamãe @xy. Se gostou, não perca tempo, agende o seu ensaio também”. Observe, que embora seja um texto objetivo, ele não envolve nem a mamãe e seu objetivo é convencer sem muito contexto outras pessoas a fazerem o ensaio. A chance de isso não funcionar é enorme.
Então, como deveria ser o texto? O ideal é que você tivesse uma boa conversa com a mamãe e soubesse de detalhes da gestão, se houve dificuldades, como o nome do bebê foi escolhido, se o nome do bebê é uma homenagem a alguém, enfim, conhecer a história daquela mãe e fazer a legenda do post contando essa história. Veja abaixo o texto de um post usando uma legenda mais envolvente e emocional. Se quiser se aprofundar sobre esse tipo de texto procure saber mais sobre storytelling.
5. Publique mais vídeos
O diretor do Instagram Adam Mosseri anunciou no final do ano passado que o aplicativo não é mais uma rede de compartilhamento de fotos. A ideia do Instagram é aumentar o alcance dos vídeos, que segundo estudos, mantém as pessoas mais tempo dentro da plataforma. Com receio do gigantesco crescimento do TikTok, que focou muito em vídeos curtos e divertidos, o Instagram está querendo imitar o concorrente e não ficar para trás na disputa. Por isso, daqui pra frente, o alcance de posts em vídeo será muito maior do que qualquer fotografia. Obviamente sabemos que produzir vídeos é bem mais complicado do que postar uma foto, mas hoje existem muitos aplicativos que podem editar vídeos de forma bem rápida e fácil.
Um conteúdo em vídeo que sempre dá ótimo engajamento e, automaticamente, mais seguidores, são vídeos de bastidores ou making-of mostrando como você faz seu trabalho ou desenvolve seus produtos. Outra boa estratégia são vídeos de pessoas dando depoimentos sobre a importância, utilidade ou experiência diferenciada que você fornece ou produz com seu trabalho.