5 diretores de fotografia que todo fotógrafo deve conhecer

Se um filme é a fotografia em movimento, cada cena exige o conhecimento de um profissional fundamental: o diretor de fotografia. Embora seja difícil definir o que é a melhor fotografia, alguns diretores foram aclamados e premiados como os melhores por associações especializadas, como o Oscar, Globo de Ouro, etc. Mas o que faz um diretor de fotografia?

Um diretor de fotografia chefia as equipes de câmera e iluminação de um filme ou produção e trabalha diretamente com o diretor executivo para criar cada cena. O diretor de fotografia é responsável por escolher, por exemplo, a iluminação, o movimento e posicionamento da câmera, o foco, o tipo da lente e a composição de cada cena.

5 diretores de fotografia que todo fotógrafo deve conhecer - roger deakins

Por tantas similaridades com a fotografia estática, que praticamos no dia-a-dia, os filmes e o trabalho de diretores de fotografia do cinema são referências imprescindíveis para a criação do nosso repertório visual. Então, se liga na lista dos 5 diretores de fotografia que todo fotógrafo deve conhecer e se inspirar. Além de um breve resumo sobre o estilo de cada um, também colocamos uma lista de filmes que cada um fez para você assistir.

1. Roger Deakins

Não há como negar que Roger Deakins é um dos melhores cineastas de todos os tempos. Ele está no topo de seu jogo e tem estado assim nos últimos 25 anos. O respeito pela história impulsiona seu estilo em todos os filmes. Um estilo notável pelo uso de iluminação natural e prática, uma câmera sutil e paletas de cores inovadoras.

Deakins raramente fotografa com lentes anamórficas, que ele acha que são muito lentas ao processar luz. A composição de seus planos é visualmente deslumbrante em cada um dos filmes em um corpo de trabalho que transcende gênero, estilo e tema. Ele permanece no topo de qualquer lista dos melhores cineastas.

  • Filmes: 1917Blade Runner 2049, 007 – Operação SkyfallUm Sonho de Liberdade, Sicario, O Jardim Secreto, IninterruptoPrisioneirosFargoDead Man WalkingO Grande LebowskiUma Mente BrilhanteOnde os Fracos Não Têm Vez.
  • Prêmios: Ganhou 2 Oscars. Outras 118 vitórias e 149 nomeações.

2. Robert Richardson

Conhecida como “a raposa prateada”, Robert Richardson trabalhou com os maiores diretores de Hollywood . Ele agraciou uma variedade de filmes com sua assinatura ousada e totalmente back-light. Ele molda a luz para todo o quadro e muitas vezes não busca motivação para a iluminação, mas, em vez disso, confia em seus instintos. 

5 diretores de fotografia que todo fotógrafo deve conhecer - Robert Richardson

Uma das técnicas de Richardson é controlar a iluminação da cena com dimmers que diminuem ativamente ou preenchem a luz durante a filmagem. Em Kill Bill , Richardson criou uma foto de alto ângulo que vale a pena estudar. Oliver Stone, Quentin Tarantino e Martin Scorsese são três diretores importantes que trabalharam com Richardson.

  • Estilo Visual:  Iluminação forte de cima (grandes fontes de luz), iluminação de borda estourada, prefere guindastes manuais para movimento suave
  • Filmes: Bastardos Inglórios, Kill BillO Aviador, A Invenção de Hugo Cabret, Os Oito OdiadosPlatoon, Nascido em 4 de Julho, Ilha do MedoEra Uma Vez Em… HollywoodQuestão de Honra, JFK, Assassinos por Natureza.
  • Prêmios: Ganhou 3 Oscars. Outras 15 vitórias e 98 nomeações.

3. Caleb Deschanel

Caleb Deschanel um dos melhores cineastas que trabalham em Hollywood hoje. O que define o estilo visual de Deschanel? Movimento da câmera. Esteja ele filmando cavalos, patos ou trens, este cineasta mestre sabe como usar a câmera para capturar o movimento no filme da maneira mais dinâmica.

5 diretores de fotografia que todo fotógrafo deve conhecer - Caleb Deschanel

Embora não tenha mais nada a provar como artesão, Deschanel continua a aumentar suas apostas em sua cinematografia. Abraham Lincoln: matador de vampiros pode não ter sido seu filme de maior bilheteria, mas mostra o trabalho do diretor mestre de fotografia. Usando suas habilidades de movimento, Deschanel transforma o Honesto Abe Lincoln que conhecemos dos livros em um rápido “Action Abe”.

  • Filmes selecionados: Jack Reacher, O Patriota, A Paixão de Cristo, O Rei Leão (2019), O Corcel Negro, The Natural, Voando para Casa, Os Eleitos. 
  • Prêmios: Indicado para 5 Oscars. Outras 9 vitórias e 8 nomeações.

4. Emmanuel Lubezki

Emmanuel Lubezki é outro mestre moderno que certamente aparecerá na lista de todos os melhores diretores de fotografia. Ele é a única pessoa a ganhar dois Oscars consecutivos de cinema por três anos consecutivos.

Suas outras cinco indicações na categoria Melhor Fotografia não deixam dúvidas de que sua arte é apreciada pelos melhores cineastas e pelo público.

5 diretores de fotografia que todo fotógrafo deve conhecer - Emmanuel Lubezki

Ele se tornou conhecido por longas e aparentemente inéditas “tomadas estendidas”, com tomadas que duram até 12 minutos.As várias fotos que são costuradas com fluidez no Birdman fazem cortes furtivos durante panelas , blecautes e brancos. Ele usa essas técnicas para fazer parecer que o filme foi rodado em uma tomada contínua.

  • Estilo Visual: Iluminação natural e difusa, prefere lentes grande angulares e tomadas longas.
  • Filmes: De Canção em Canção, A Árvore da Vida, Gravidade, O Regresso, Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância), Amor Pleno, Filhos da Esperança e Ali.
  • Prêmios: Ganhou 3 Oscars. Outras 144 vitórias e 75 nomeações.

5. Hoyte van Hoytema

O diretor de fotografia sueco-holandês Hoyt van Hoytema nos levou do espaço profundo para o Dia D. Seu trabalho em Interestelar e Dunkirk o tornou um diretor de fotografia requisitado em um tempo relativamente curto.

Van Hoytema é o “menino maravilha” do mundo da cinematografia, com 15 filmes em sua autoria. Ela (Her), The Fighter, Toupeira,  e 007 Specter, são todas as masterclasses em narrativa visual moderno. 

5 diretores de fotografia que todo fotógrafo deve conhecer - Hoyte van Hoytema

Van Hoytema é conhecido por colocar fontes de luz fora do ambiente primário e minimizar a importância da luz. Ele pratica sutileza. Os personagens de seus filmes não ficam superexpostos, uma das técnicas cinematográficas frequentemente empregadas para destacar atores.

  • Estilo Visual: Colocar fontes de luz fora da câmera e diminuir a importância da luz; nunca superexpor personagens.
  • Filmes Selecionados : Interestelar, Dunkirk, Ela (her), Deixa Ela Entrar e O Vencedor.
  • Prêmios: Indicado para 1 Oscar. Outras 15 vitórias e 70 nomeações.

Fonte: Studio Binder

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *