Para fotógrafas mães ou fotógrafos pais, uma situação que se torna quase rotineira com certeza é fotografar os filhos. Mas não como as pessoas comuns fazem: essa brincadeira se profissionaliza e os filhos se tornam praticamente modelos oficiais.
Elena Shumilova, uma mãe e fotógrafo da Rússia, que se tornou uma sensação viral online depois de compartilhar suas fotos notáveis de seus filhos. Suas fotos já foram visualizadas mais de 60 milhões de vezes por pessoas de todo o mundo. A fotógrafa recentemente contou sobre sua experiência ao portal PetaPixel, dando 5 dicas de como melhor fotografar os pequenos.
- Como conseguir os seus filhos para olhar natural, não posado.
Você nota aquela cena linda, seus filhos se divertindo, você pega a câmera e… Eles veem a câmera! Então ficam tímidos, começam a posar e o momento é perdido. O que fazer? Ao fotografar crianças, a coisa mais importante é a fotografá-los frequentemente – todos os dias. Dessa forma, eles vão se sentir confortáveis das próximas vezes que verem uma câmera ao redor.
- Os tipos de roupas que funcionam melhor
A fotógrafa Elena conta que segue uma regra muito simples: “a roupa não deve ser uma distração”. Parece uma regra simples, mas é mais difícil de seguir do que você imagina. Roupas de criança hoje em dia são projetados para chamar atenção, com cores brilhantes, personagens de desenhos animados. Nas fotografias, tudo isso desvia a atenção de seus filhos.
- Como melhores a fotografia de crianças em diferentes idades
Os recém-nascidos (Newborn)
“Muitos pais têm me perguntado sobre essa foto – como você conseguiu de seu filho de um mês um olhar tão calmo? Os recém-nascidos são notoriamente difíceis de fotografar porque eles estão muitas vezes chorando ou se remexendo. Aqui você vai ter uma vantagem como um pai. Eu sou sua mãe e estou perto dele 24 horas por dia, e eu sei quando ele chora ou não”, diz Elena. Deixe seu instinto materno (ou paterno) escolher o momento certo.
Idade de Ouro: de 2 à 4 anos
“Algo que eu notei fotografando muitas crianças, incluindo as minhas, é que parece haver uma idade universal em que as crianças são as mais fotogênicas”, explica a fotógrafa. Ela diz que essa idade é por volta dos dois aos quatro anos, pois as crianças se comportam muito naturalmente, não se importando se alguém está olhando para eles, por exemplo.
5 anos e mais velhos
Com a idade aumentando, a dificuldade também aumenta. “Tão cedo quanto aos cinco anos de idade eles começam a tornar-se mais autoconscientes quando a câmera aparece. Eles começam a representar”, conta a mãe e fotógrafa Elena. Ela diz que a chave nesse momento é a paciência. Deixar as crianças brincando, assim se distraem e você “desaparece”. “Minhas melhores imagens estão sempre no final de uma sessão de fotos, quando meus filhos se esqueceram da câmera”, explica.
- Filhos e animais de estimação
Assim como as pessoas, cada animal é diferente. Alguns animais de estimação gostam de ser fotografados, outros não. Não há uma fórmula mágica para fazer isso. “Passei horas observando os nossos animais de fazenda, descobrindo como eles se movem e quais ângulos funcionar melhor para eles – assim como eu faria para as pessoas”, relata Elena. A fotógrafa explica que já tentou convencer os animais com comida, mas não costuma funcionar, pois então durante a foto eles estarão mastigando e não ficará legal. A regra para fotografar a duplinha animais e criança é ter paciência constante.
- Não desista
“Esta é a foto mais famosa que eu tirei. Já foi vista mais de 10 milhões de vezes – mas eu quase não levei minha câmera naquele dia”, relata Elena Shumilova. Ela conta que antes de fazer a foto acima, sua confiança estava um pouco abalada. Havia acabado de tentar uma foto entre o filho e o cão 14 vezes antes. Mas não 14 fotos, na verdade 14 sessões, todas deram errado! “Este nosso cão agora é famoso – mas ele não é fotogênico na maioria dos ângulos. Ele é, na verdade, um cão muito difícil de se trabalhar”. Porém, depois de ter feito 14 sessões com o mesmo cão, ela acabou aprendendo os ângulos e composições corporais para trabalhar com o animal.
O conselho final da fotógrafa não deixa dúvidas do motivo de seu sucesso: a persistência. “Não desista. Não desanime. E ao invés de fazer grande pressão a em mesmo criar setups elaborados, observe seus filhos em situações simples do cotidiano. Faça isso todos os dias. Traga sua câmera junto. E então, quando o momento certo vier, você estará pronto”. Confira mais do trabalho de Elena Shumilova clicando aqui.
FONTE: PETA PIXEL