Tendência

5 Dicas para Montar um Estúdio Fotográfico Somente com Iluminação Natural

A primeira coisa que se vem à mente quando o assunto é montar um estúdio, certamente é a iluminação. Para a maioria dos fotógrafos, o primeiro impulso e ideia é eliminar totalmente qualquer tipo de luz que não seja controlável – como qualquer entrada com luz natural. Porém, já pensou em montar um estúdio fotográfico somente com luz natural? Então, se liga nesse guia super completo.

Por isso conversamos com Ana Correa, renomada fotógrafa e especialista em luz natural. Além de fotógrafa de casamentos, Ana dedica sua carreira em retratar mulheres empreendedoras, o sucesso foi tanto que a Fotografia Corporativa virou um curso que será lançado ainda em 2021. 

Há dois anos, Ana abriu um estúdio e até hoje não possui nenhum softbox, flash ou qualquer outro equipamento de iluminação artificial. A principal vantagem desse tipo de estúdio é o baixo custo para iniciar o projeto, tendo em vista que os equipamentos são os itens mais caros para tirar esse sonho do papel. 

A fotógrafa Ana Correa compartilhou 5 dicas de como montar um estúdio fotográfico só com luz natural

E mesmo na cidade de Florianópolis, onde fica o estúdio fotográfico de Ana Correa, onde o tempo fica nublado por quase todo o inverno, a fotógrafa já realizou mais de 300 ensaios durante os últimos dois anos somente com a luz natural, e com um detalhe super importante: em um espaço de apenas 34m²!

Gostou da ideia de um estúdio só com luz natural? Então, veja as 5 dicas da Ana para Montar um Estúdio Fotográfico Somente com Iluminação Natural com um baixo de investimento:

1 – Escolha um Ambiente com Muitas Janelas

A primeira dica é bem óbvia, você precisa de janelas! O estúdio da Ana conta com uma pequena recepção e uma área aberta. Das 6 paredes da sala comercial, 3 delas são janelas. 

“A janela que eu vou usar como fonte principal de luz varia de acordo com o horário do dia. Tendo bastante janelas, eu consigo fotografar das 8h da manhã até 17h da tarde.” completa, Ana Correa.

Pegamos algumas fotos do seu acervo para demonstrar duas iluminações que fazem toda a diferença na hora do clique. 

Janela Iluminando o Rosto

Essa luz iluminando o rosto é indispensável, sem ela não há ensaio. Aqui está a importância de ter bastante janelas, quando uma delas está com sombra, a outra está mais iluminada. 

“Meu estúdio é vivo, consigo mexer o fundo e todos os demais elementos conforme a iluminação do dia. Isso é possível graças à tapadeira – que vou falar um pouco mais pra frente. Mas o importante aqui, é que você não percebe esse detalhe no resultado final”.

Retrato com luz natural iluminando o rosto, por Ana Correa.

Janela Iluminando o Fundo 

A iluminação do fundo também cria uma diferenciação para as fotografias. Como na fotografia abaixo, a luz entra na diagonal e ilumina o cimento queimado. É um detalhe que faz muita diferença. 

“Neste tipo de iluminação, mais evidente, você consegue trabalhar somente em horários específicos do dia, então lembre-se de sempre perguntar antes quais são as referências da cliente.”

Retrato com luz natural iluminando o fundo, por Ana Correa.

2. Acerte a Distância

A segunda dica é você acertar a distância entre a janela e a cliente. Para um ambiente onde a iluminação é 100% natural, o ideal é optar por uma luz suave, pois se você trabalhar sempre com o mesmo estilo de iluminação, irá criar uma identidade visual mais forte do seu trabalho. Mas isso não significa que o alto contraste não é possível. Confira as imagens abaixo.

“Uma sessão de fotos corporativas dura 40 minutos, isso só é possível porque eu faço os ensaios sempre no mesmo ambiente. Então sei exatamente como a luz se comporta e qual distância a cliente precisa estar da janela em determinado horário do dia.”

Quanto mais perto está da fonte de luz, mais área de contraste tem.

Repare na sombra criada pela mão da modelo, é uma sombra dura e de alto contraste. Isso significa, que a cliente estava mais perto da janela.

5 Dicas para Montar um Estúdio Fotográfico Somente com Iluminação Natural
Fotografia com luz de alto contraste, por Ana Correa.

Quanto mais longe você está da janela, mais difusa a luz vai estar. 

Já nessa outra foto, feita no mesmo ambiente, utilizando exatamente os mesmos equipamentos, a mão no queixo não forma nenhum tipo de sombra. Pois a modelo está mais longe da janela, tornando a luz mais suave.

Fotografia luz suave, por Ana Correa.

Dia Nublado, e Agora? 

O tempo fechou, será que vou ter que cancelar o ensaio? A resposta é não! Explore todos os ângulos do seu estúdio, desde o cantinho na parede até o reflexo na janela. 

Veja como a cliente está bem próxima da fonte de luz – janela. Neste dia não é possível tirar uma foto com alto contraste, mas isso não significa que os cliques não vão ficar incríveis. 

Uma boa opção para estes dias é aumentar o ISO da sua câmera e usar as lentes com a maior abertura possível. Essa foto foi feita com o ISO 800 e uma lente 50mm 1.4 em f1.8.

5 Dicas para Montar um Estúdio Fotográfico Somente com Iluminação Natural
Foto em dia nublado, por Ana Correa.

3. Tapadeira Fotográfica

Se tem um item que é obrigatório quando o assunto é iluminação natural, com certeza é a tapadeira. 

Em um estúdio fotográfico normal, teríamos um fundo infinito ou então um cenário que seria iluminado por luzes artificiais. Já em um estúdio com luz natural, precisamos de elementos móveis para deixar mais próximo ou mais distante da luz. Isso é importante para criar a profundidade certa para os retratos.

A tapadeira é formada por uma estrutura de madeira, com rodinhas de silicone e pode ser usada dos dois lados. Uma pessoa sozinha, somente com uma mão, consegue realizar a movimentação.

5 Dicas para Montar um Estúdio Fotográfico Somente com Iluminação Natural
Tapadeira para fundos fotográficos, foto por Ana Corrêa.

“Nós criamos um projeto com as medidas bem certinhas da tapadeira, esse material é disponibilizado lá no meu curso de Fotografia Corporativa. Temos uma aula dedicada somente a ela, é a queridinha do estúdio.” complementa Ana Correa.

Sua superfície dupla-face deixa a peça ainda mais versátil. 

Fundo Branco

O fundo branco é muito utilizado nos retratos corporativos, pois as clientes necessitam de fotos para criar anúncios nas redes sociais.

Tapadeira para fundos fotográficos, foto por Ana Corrêa.

Fundo Texturizado de Cimento Queimado

O lado de cimento queimado é moderno e dá um destaque diferenciado para as fotos. Porém, pode ser colorido para criar ensaios temáticos ou seguindo o Pantone do ano.

5 Dicas para Montar um Estúdio Fotográfico Somente com Iluminação Natural
Tapadeira para fundos fotográficos, foto por Ana Corrêa. 

4. Tenha objetos diferentes

Uma cadeira, um vaso e alguns livros são objetos suficientes para montar um estúdio somente com iluminação natural. É importante que todos os objetos sigam a mesma linha arquitetônica. Por exemplo, estilo industrial, minimalista ou rústico. Escolha o estilo que mais combina com sua personalidade e identidade fotográfica.

Objetos para ter no estúdio fotográfico, foto por Ana Corrêa.

Se quiser ir um passo a frente, tenha taça de vinho, canetas diferenciadas, xícaras legais… são pequenos objetos que compõem a fotografia conforme a personalidade da cliente. 

Uma boa opção também é investir em uma poltrona, mesa de apoio e um tapete, formando um mini ambiente para os retratos corporativos.

Peça para a cliente trazer objetos pessoais importantes.

“No processo de atendimento sempre instruímos a trazer um objeto pessoal com um significado para ela. Isso deixa as fotos muito mais pessoais.”

Objetos para fotos corporativas, foto por Ana Corrêa.

5. Participe da Masterclass Vem pra Luz

Nos dias 1, 2 e 3 de Dezembro acontecerá a Masterclass Vem Pra Luz, evento online e 100% gratuito para fotógrafos. Confira a programação: 

1/12 às 12h16 

Agenda 16k: Passo a passo de como organizar a agenda para realizar fotos corporativas somente 1x por semana, garantindo um faturamento de até R$ 4.000,00 toda quinta-feira.

2/12 às 12h16 

Luz Natural: tudo o que você precisa para fazer fotos corporativas é uma lente fixa e uma janela. Veja como é possível utilizar somente da luz natural para realizar os retratos, até mesmo no inverno.

3/12 às 12h16

Como direcionar a cliente? A Ana vai mostrar as poses mais pedidas do estúdio, como deixar a cliente à vontade e com um bônus: o Guia de Poses Infalíveis, que vai te ajudar a fazer ensaios de 40 minutos. 
As inscrições acontecem até dia 03 de Dezembro, para participar realize o cadastro neste site: https://vempraluz.anacorrea.com.br/cadastro/

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *