A fotografia sensual de mulheres é um desafio para muitos fotógrafos. São muitos elementos que preocupam e que influenciam o resultado final.
Além de precisar compor e iluminar, o fotógrafo precisa conhecer a sua cliente entendendo suas características. Precisa também saber o que a mulher deseja como resultado e deve dirigi-la como modelo.
O desafio é muito grande, mas o resultado pode ser compensador. Em entrevista com a Fernanda Preto, especialista em fotografia de ensaio sensual, ela deu algumas dicas para quem quer trabalhar nessa área.
A chave para você conseguir ser um bom profissional nessa área é você ter uma boa direção. Para isso, você precisa se relacionar bem, se soltar, ser você mesmo. Para Fernanda Preto, um bom lugar para você conseguir fazer isso é em um curso de teatro ou direção de atores.
2. Conheça novos lugares
A locação pode ser uma problemática para o ensaio sensual. Muitos locais não permitem esse tipo de trabalho. Fernanda afirma que uma rede de relacionamentos irá lhe ajudar muito com indicações de lugares. Mas é essencial que você sempre esteja na busca de locais, fazendo contatos para saber se é possível realizar esse tipo de trabalho nesse espaço.
3. Fotografe quem está perto
Pode ser sua namorada, sua esposa, sua amiga. Mas lembre-se, a sensualidade não é só o que está à amostra. Uma foto sensual é você conseguir trazer dessa mulher o que ela tem de mais natural dentro dela.
4. Seja um bom observador
Observe cada gesto da pessoa: como ela mexe o cabelo, como anda na rua, como pisca o olho, como movimenta suas mãos quando fala. O exercício de observação ajuda muito na hora de dirigir.
5. Faça autorretratos
Se olhe no espelho, se observe. Vale a pena testar luzes, composições e fazer cliques de você mesmo. Quando chegar na hora de fazer um ensaio para valer, você já terá um bom conhecimento prévio do que podem dar certo.