5 Dicas para Exibir e Vender Suas Fotos Online

Se você tem a fotografia como um hobby ou como uma profissão, é impossível ignorar a internet em um mundo cada vez mais digital e interconectado. Divulgar seu trabalho pela internet é muito mais acessível e barato do que por meio de qualquer outra mídia que você possa pensar. Com um mercado crescente para fotos diversas dos nichos mais variados, separamos cinco dicas para você exibir e vender suas fotos online com mais sucesso e alcances cada vez maiores.

Foto: Pixabay

1. Nada de filtros, bordas ou pós-processamento

Na era dos usuários ávidos do Instagram, parece um absurdo dar este conselho. Mas o que realmente vai valorizar seu trabalho são fotos “cruas” ou “brutas”, sem filtros, bordas, efeitos especiais ou qualquer tipo de pós-processamento.

O melhor efeito para uma boa foto é tirar a foto da melhor forma possível, com boa iluminação e em um ângulo favorável, e não enchê-la de filtros e efeitos diversos. Caso você venda suas fotos para agências de publicidade ou clientes diversos, o trabalho dos designers e editores de imagem vai ficar muito mais fácil se eles pegarem a foto em seu estado original, ao invés de ter que lidar com um material cheio de alterações.

2. Conheça seu público alvo e quem pode comprar suas fotos

Primeiro é preciso determinar o tipo de conteúdo que você vai criar. Tudo bem, você não precisa se limitar exclusivamente a uma categoria de fotos e pode inclusive fazer trabalhos sob encomenda. Mas quanto maior sua especialização e seu foco, mais você vai atingir um nicho específico e uma clientela que não é esporádica, mas sim fidelizada.

Você vai usar fotografia para criar conteúdo sobre vida animal, material jornalístico, paisagens, trabalhos arquitetônicos, fotos de comidas, materiais eróticos ou álbuns de família? Definir seu segmento é essencial porque vai te permitir conhecer melhor seu público alvo.

Depois, procure por plataformas, revistas, periódicos e estabelecimentos em geral e pesquise quais são os principais compradores em potencial para as fotos que você faz – há várias plataformas online para você divulgar e vender suas fotos.

Foto: Pixabay

3. Use plataformas confiáveis

Outra dica fundamental é usar plataformas confiáveis para divulgar e vender suas fotos. Nada de se inscrever e disponibilizar seus materiais em serviços que não são confiáveis e que, pelo contrário, podem se aproveitar do seu trabalho para lucrar de maneira indevida.

Há várias plataformas confiáveis, seguras e que possuem mecanismos para você divulgar e vender seus conteúdos criativos por elas mesmas – podemos citar, como bons exemplos, o iStock Photos, o Fotolia (unido ao Adobe Stock) e o Shutterstock. 

Estas plataformas oferecem, como vantagem, a possibilidade de atingir um público expressivo por meio de palavras-chave e recursos de busca e categorização que encaminham as pessoas interessadas no seu tipo de trabalho para que elas cheguem ao seu conteúdo.

Mas, além destas plataformas, vale a pena pensar na possibilidade de criar um website próprio que, com perfis bem gerenciados nas diversas redes sociais (principalmente o Instagram e o Pinterest), podem te ajudar a formar um bom público – e com a vantagem de você ganhar a totalidade do seu trabalho, sem a necessidade de pagar as taxas recorrentes cobradas pelas plataformas do gênero.

Foto: Pixabay

4. Invista na sua segurança digital

Pode parecer não ter correlação nenhuma com fotografia, mas é essencial investir em uma boa segurança digital. Afinal, você está divulgando e vendendo seu material na internet, e quanto mais segura for sua conexão, mais seguro será seu trabalho.

Manter as atualizações do sistema sempre em dia, ter um bom firewall sempre ativo e um antivírus profissional são algumas medidas essenciais. Além disso, você pode assinar um bom serviço de VPN (clique aqui para saber o que é VPN) que, dentre outras coisas, ajuda a criptografar sua conexão e torná-la mais segura.

Além disso, você pode acessar conteúdo do mundo inteiro que podem sofrer restrições dependendo do lugar ou da região onde você mora, te permitindo escolher servidores do mundo inteiro e se informar mais sobre o ramo da fotografia e as plataformas que podem te ajudar a atingir públicos de outros países se este for um dos seus objetivos.

5. Saiba usar tags, hashtags e marcações da maneira certa

Em qualquer rede social como o Instagram, onde estes recursos sejam disponíveis, é importante usar tags, marcações e hashtags do jeito certo. Afinal, este é um dos mecanismos mais importantes para que as pessoas descubram seus conteúdos no meio do oceano de informações que é a internet e o mundo das redes sociais.

Usar marcações do jeito errado pode não só prejudicar o alcance do seu trabalho como trazer o tipo errado de público para o seu material. Quando empregadas da maneira correta, estas marcações fazem a diferença e te ajudam a sair do anonimato e atingir um grande número de pessoas – e, claro, construir sua clientela.

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