5 dicas para criar dupla exposição interessante com fotografias digitais

A dupla exposição é uma técnica que existe desde os primórdios da fotografia. Inclusive, pessoas usavam essa técnica para impressionar o povo, colocando “espiritos” nas fotos. Hoje vamos dar algumas ideias da dupla exposição digital no Photoshop.

Foto: Divulgação/PetaPixel
Foto: Divulgação/PetaPixel

Porém, por vias de informação, saiba que existem algumas câmeras digitais que também possibilitam esta técnica no próprio equipamento, através de configurações especificas. Exemplo de câmeras que fazem isso: Canon 5D MK III, Canon 1D X, Canon 6D, a maioria das Nikon DSLRs, Fujifilm X Pro1, Fujifilm X100S, Olympus OM-D E-M5. Assim como é possível fazer o mesmo em câmeras analógicas que possibilitem travar a rolagem do filme. O fotógrafo Walter Thons contou para o iPhoto Channel algumas de suas experiências com dupla exposição analógica.

Dupla exposição analógica de Walter Thoms.
Dupla exposição analógica de Walter Thoms.

O Photoshop possibilita um controle artístico um pouco maior na criação de dupla exposição. Você escolhe como misturar a foto principal e o fundo modificando múltiplas variáveis. Criar uma dupla exposição no Photoshop não é simplesmente arrastar uma foto para cima da outra e mudar o modo de mesclagem das camadas e/ou opacidade. Claro que, sim, você pode fazer isso. Mas podemos ir além, brincando com as cores, sombras e padrões.

  1. Natureza e pessoas

Uma ótima opção para fundos de dupla exposição são as fotos de natureza. E, para a foto principal, uma pessoa. “Eu gosto de mostrar a conexão das pessoas com a natureza”, diz o fotógrafo Gavin Phillips, autor da foto abaixo chamada “Lady in the Lake” (Moça no Lago, em tradução livre) composta por duas fotos. Você pode ver o tutorial completo de como Phillips criou a final imagem neste link.

A dupla exposição "Lady in the Lake", de Gavin Phillips.
A dupla exposição “Lady in the Lake”, de Gavin Phillips.
  1. Casar as fotos na cor e temperatura

A partir das fotos originais da Gavin Phillips, várias modificações foram feitas para que o “clima” de uma foto se adaptasse à outra. É notável isso ao observar que a mulher da foto era originalmente ruiva, o que remete aos tons avermelhados, que não combinariam termicamente com a foto da paisagem gélida. A mulher foi “resfriada”, suas cores puxadas para o azul, para que se adaptasse melhor ao fundo de cores frias.

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  1. Duplo momento em fotografia de casamento

Outro exemplo interessante é usar a dupla exposição em fotos em ensaios de casamento. Se você é um fotógrafo profissional e fotografa casamentos, saiba que quase toda noiva adoraria o efeito de dupla exposição em seu álbum. É uma imagem que aproxima dois momentos únicos, uma forma de descrever melhor as emoções de união. Um belo exemplo é a foto do casal abraçado, em posição de dança que, ao mesmo tempo, mostra as mãos dadas, reforçando a percepção de união.

Foto: Gavin Phillips.
Foto: Gavin Phillips.
Foto: Gavin Phillips.
Foto: Gavin Phillips.
  1. Sombra e luz

Outra dica interessante é usar duas imagens opostas. A ideia é que a segunda imagem preencha as lacunas da primeira. É possível fazer isso usando silhuetas (confira “7 dicas para fotografar silhuetas”) Assim, as duas fotografias se mesclarão com mais facilidade. Ao compor cuidadosamente as sombras dentro da primeira imagem, a segunda imagem pode preencher em áreas que anteriormente eram subexpostas, criando um resultado único.

O personagem principal subexposto formando uma silhueta | Foto: Divulgação/PetaPixel
O personagem principal subexposto formando uma silhueta | Foto: Divulgação/PetaPixel
O fundo com padrões, luz e sombra. | Foto: Divulgação/PetaPixel
O fundo com padrões, luz e sombra. | Foto: Divulgação/PetaPixel
A fotografia final em dupla exposição, que mescla as duas fotos anteriores | Foto: Divulgação/PetaPixel
A fotografia final em dupla exposição, que mescla as duas fotos anteriores | Foto: Divulgação/PetaPixel
  1. Experimente ângulos e “emoções” de fundo

Fotografia de dupla exposição é, sobre tudo, experimentação. Se você está fotografando retratos, tente posar seu modelo em diferentes ângulos, captando diferentes tipos de humor. Para o fundo, há também muitas opções. Padrões arquitetônicos ou da natureza, assim como, por exemplo, fotos de trânsito ou qualquer coisa que possa parece que está “passando pela cabeça” de seu modelo podem ser algumas das possibilidades. O fundo pode ser usado como tradução da emoção do sujeito principal.

Foto: Divulgação/PetaPixel
Foto: Divulgação/PetaPixel
Foto: Divulgação/PetaPixel
Foto: Divulgação/PetaPixel

FONTES: EPHOTOZINE, PETAPIXEL, FOTOGRAFIA PROFISSIONAL

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