A iluminação de estúdio algo bastante versátil. Além de ter em mãos uma fonte de luz de qualidade, não importa se chova ou se faça sol, o fotógrafo pode usar um grande número de acessórios, modificadores e técnicas para moldar esta luz.
As dicas abaixo, do fotógrafo inglês John McIntire, podem ser adaptadas de acordo com seu equipamento, sendo realizadas usando um softbox ou um beauty dish, por exemplo. Claro que cada acessório provocará um tipo de suavidade na luz, mas mesmo assim é possível ter bons resultados. Algumas técnicas também utilizam um rebatedor de prata. Por exemplo, você poderia trocar um softbox por um prato de beleza. Isso irá alterar a forma ea suavidade da luz, mas você ainda vai ter bons resultados. Algumas das técnicas também utilizar um reflector de prata. Vamos às dicas.
CONFIGURAÇÃO 1
Simplicidade na técnica é o objectivo desta primeira imagem. A fonte de luz é um estroboscópio equipado com um softbox de tamanho médio. Ele está posicionado aproximadamente um metro e meio de distância do assunto, elevado aproximadamente um metro acima e apontou para baixo em um ângulo de 45 graus. A câmera está abaixo a softbox (isso é chamado de iluminação borboleta).
CONFIGURAÇÃO 2
Para criar uma iluminação dramática em suas fotos, tente iluminar o assunto por trás. A imagem do cão foi iluminado por um softbox colocado em um ângulo de 45 graus atrás dele e a câmera ficou à esquerda. O softbox está ao lado esquerdo do quadro, mas muito perto do assunto. Porque o cachorro é preto e branco, há uma enorme quantidade de contraste na cena. Isso deixou as áreas de sombra muito escuras. Para corrigir isso, você usará um rebatedor. O rebatedor também está fora da moldura, mas ao lado direito. Trazê-lo perto permite aumentar a quantidade de luz refletida no preenchimento das partes escuras.
CONFIGURAÇÃO 3
Para maior versatilidade, você pode combinar as duas técnicas anteriores. Esta imagem é iluminada por uma softbox dois metros e meio atrás de alimento e elevado aproximadamente um metro e meio acima. Em vez de apontar a fonte de luz no salgado, a luz é refletida por um rebatedor a frente. Assim é possível criar uma luz suave.
Se você quiser usar a luz desta forma, precisa estar ciente de que você iluminará a cena com uma apenas uma pequena fração de luz produzida por seu flash. Para compensar, você vai precisar alterar o seu ISO, aumentando a potência do flash ou alterar a sua abertura. Para preencher as sombras criadas pela luz de fundo, utilize o reflector de prata.
CONFIGURAÇÃO 4
Se você quiser criar imagens com mais contraste em sua luz do que uma softbox fornece, tente usar um beauty dish. A fonte de luz nesta foto é ligeiramente para a direita da câmera e está há um metro de distância do assunto. A borda inferior do beauty dish está alinhada com a parte superior da cabeça do modelo, mais uma vez criando o efeito de difusão. Para preencher as sombras, pergunte ao seu modelo para segurar o refletor, apontado para o queixo e deixando fora do quadro.
CONFIGURAÇÃO 5
Se preferir uma luz realmente suave, você precisa aumentar o tamanho de sua fonte de luz em relação ao seu assunto. As maneiras óbvias para fazer isso são mover a sua fonte de luz mais perto de seu assunto ou usar um modificador maior. Alternativamente, você pode atirar sua luz em uma parede ou um teto, convertendo que a superfície destes locais em sua fonte de luz. Para imitar a iluminação na imagem acima, aponte o softbox para o canto próximo da sala. De preferência, parede branca.
FONTE: DPS