5 coisas para evitar ao fotografar momentos espontâneos

Fotografias espontâneas não são tão fáceis de capturar. São ensaios onde o fotógrafo não tem todo o controle e precisa relaxar, deixando a coisa acontecer. Isso demanda um certo desapego.

As pessoas fotografadas precisam estar igualmente relaxadas, sentindo o mesmo vir do fotógrafo, para que possam ser elas mesmas, criando momentos autênticos. O fotógrafo Brian Wilson listou para o 500px 5 dicas de fotografia sobre o que evitar para conseguir esse tipo de imagem. Confira:

  1. Não olhar para a câmera

Faça seu assunto se concentrar em uma tarefa, por exemplo, não deixando a pessoa olhar para a câmera. Se for necessário, você pode pedir com delicadeza para que a pessoa não olhe para a câmera, pois assim você fará fotos mais legais. Ou dê à pessoa um lugar para olhar longe da câmera. Tente levá-los a olhar mais para sua fonte de luz, para capturar um momento único.

iphoto-5-dicas-de-fotografia-espontanea-lifestyle (3)
Foto: Gabriela Tulian
  1. Grandes sorrisos

Sorrisos reais são difíceis de conseguir. Tente perguntar ao seu modelo sobre a vida dele, ou conte-lhes uma história engraçada para obter a reação real que você está procurando. Continue fotografando até que você sinta que capturou um momento real de felicidade.

Foto: Anton Belovodchenko
Foto: Anton Belovodchenko
  1. Posando

Deixe a pessoa relaxar e intervenha quando sentir que é a hora certa. Você pode usar a si mesmo como espelho, mostrando o que você quer que ele faça, para motivar seu fotografado a usar a mesma linguagem corporal. Também verbalize claramente o você quer que seu modelo faça, mas tente manter-se entusiasmado e otimista; esses sentimentos são contagiantes e seu modelo se sentirá seguro e confiante para se soltar.

Happy couple running in shallow water. Summertime.
Foto: Maxim Kostenko
  1. Circunstâncias Artificiais

Clientes e mesmo pessoas que compram fotos em bancos de imagens procuram por momentos não muito encenados ou não naturais. Para conseguir esse tipo de foto é legal capturar pessoas reunidas em uma praça, ou em reuniões de amigos/família em locais públicos como bares e restaurantes. Não tenha medo de separar as pessoas, reorganizar os participantes da cena e obter detalhes enquanto seus assuntos estão descansando um pouco.

Foto: Cristian Negroni
Foto: Cristian Negroni
  1. Iluminação Artificial

Usar a luz do dia juntamente com rebatedores – e ficar longe do flash da câmera – é uma das melhores coisas que você pode fazer para manter a luz com aspecto menos artificial. Fotografar em determinados momentos do dia vai lhe dar o efeito que você está procurando. Saber a sua localização e clima antes do ensaio pode ajudar a tornar a imagem única. Concentre-se na luz suave do amanhecer, ou na luz quente de um fim de tarde. Se você está fotografando em ambientes fechados ou ao ar livre, lembre-se sempre que a luz do momento pode impactar intensamente o resultado final.

Foto: Janet Kwan
Foto: Janet Kwan
Sair da versão mobile