5 citações pra te lembrar dos “Retratos”, de Luiz Garrido

Escrito pelo fotógrafo carioca Luiz Garrido, “Retratos — Técnica, composição e direção” é um livro que teve sua segunda edição publicada recentemente pela iPhoto Editora. A leitura flui de forma rápida e, apesar de contar com aspectos técnicos e esquemas iluminação, os capítulos trazem um aspecto leve de bate-papo.

Acompanhado de DVD, a obra conta a história da vida e carreira de Luiz Garrido, que se descobriu fotógrafo quando foi para Paris concluir sua faculdade de economia. Interessantíssimo para quem pretende, ou já atua, com retratos e personalidades. Ao longo da primeira parte do livro, Retratos de Personagens, Garrido conta detalhadamente como foi a técnica e a emoção de retratar 25 figuras importantes para a sua carreira como Lula, Ziraldo, Betinho, Maitê Proença e Tom Jobim, para citar alguns.

O livro está disponível no site oficial da iPhoto Editora e abaixo é possível conferir 5 citações que vão te convencer a começar logo esta leitura!

“Você jamais fará uma boa foto de alguém se não souber um pouco de sua história.”

garrido-iphoto-5

“Embora você tenha três dias para realizar o trabalho, a foto definitiva, quando você a encontra, não leva mais de 15 minutos para ser feita. Estou falando de retrato personalizado, grifado, aquele único.”

garrido-iphoto-12

“Penso que um bom retrato não precisa mostrar necessariamente o rosto da pessoa, mas um detalhe importante que faça com que se possa identificar o personagem(…) o corte em um retrato pode esconder uma boa parte da pessoa retratada e, ao mesmo tempo, dizer muito sobre ela.”

garrido-iphoto-9

“Sempre digo e repito que a criatividade se constrói. É um exercício. Costumo enfatizar que, para ser um bom fotógrafo, além do talento, claro, é preciso treinar o olhar, alimentar a retina com informações visuais. Frequentar museus, galerias, exposições, ir ao cinema e manter-se atualizado no mundo das artes visuais deve fazer parte do cotidiano de um fotógrafo.”

garrido-iphoto-8

“Confie sempre no seu olho, mesmo com o equipamento inadequado. Olhe, enquadre, acredite e clique.”

garrido-iphoto-6

 

 

Fonte: Atelliê Fotografia.

paparazzo

Artigos relacionados