5 acessórios para usar com sua câmera DSLR

Para quem acabou de comprar uma DSLR – ou quem está começando na fotografia, pode ser necessário priorizar a compra de alguns acessórios. Mas a verdade é que a diversidade é imensa. Há todo tipo de coisa para ser usada com uma câmera, então como escolher? Existem 5 acessórios básicos e muito importantes para levar sempre por aí.

Foto: The Tech Reviewer
Foto: The Tech Reviewer
  1. Bateria reserva

DSLRs são potentes máquinas eletrônicas, e isso exige energia extra para suas múltiplas funções como a condução de motores de focagem automática, processamento de imagens e alimentação de telas LCD. Carregar uma bateria reserva (ou mais de uma) é um bônus até mesmo para um usuário casual. A maioria das câmeras são alimentadas por baterias de lítio específicas para cada modelo, o que impede de carregar simples pilhas. O interessante é adquirir a bateria extra original, que é vendida separadamente pelo fabricante da sua câmera. E nunca se esqueça: verifique a carga da bateria extra antes de sair para fotografar.

  1. Cartões de Memória

Um bom cartão de memória será o aliado leal da sua câmera. E o interessante é ter no mínimo dois. Muitos fotógrafos indicam que ao invés de termos um cartão de 16GB, o interessante é ter dois de 8GB e revezar entre eles. Ou dois de 16GB ao invés de um enorme de 32GB. Caso acontecer algum problema e um cartão parar de funcionar, você ainda terá fotos salvas no outro. Além disso, há muitas câmeras que aceitam o uso de dois cartões, sendo 1 utilizado como back-up automático.

Mas antes, saiba o formato de cartão que sua DSLR usa, que pode ser tanto CompactFlash quando SD (ou, em alguns casos, a combinação de ambos). Escolha a capacidade adequada para suas necessidades. Quanto mais megapixels a câmera tiver, maior o espaço que cada foto individual usará no cartão. Por último, é essencial para escolher uma velocidade de cartão suficiente. Muitos oferecem uma velocidade de transferência de pelo menos 80 MB/s, o que é suficiente para a maioria dos fotógrafos na criação de imagens fixas e de vídeos em HD comprimido. No entanto, aqueles que tiram fotos em rápida sucessão, como esportes e fotógrafos de ação, vão precisar de algo ainda mais rápido. Normalmente, os cartões com uma velocidade de transferência média de 95MB s ou mais serão necessários e aqueles que gravam em HD não comprimido ou mesmo vídeos 4K podem procurar velocidades ainda mais rápidas, de até 150MB/s ou mais.

  1. Disparador remoto

Apesar de avanços na estabilização de imagem trazidos pelas DSLR, um disparador remoto confiável é sempre um excelente acessório para evitar tremer a foto. Existem versões básicas com cabo e também algumas câmeras DSLR aceitam o uso de controle wireless.

Disparador com fio
Disparador sem fio (wireless)
  1. Bolsa da Câmera

Parece óbvio, mas muita gente acaba não comprando uma bolsa especifica para carregar suas câmera por aí. Isso pode acabar danificando a câmera deixada no banco do carro ou no fundo de uma mochila. Existem mochilas em que é possível separar tudo de forma organizada: lentes, câmera, cartões de memória, filtros e outros. Há bolsas mais básicas e pequenas também, mas que servem para o transporte seguro e longe da sujeira.

  1. Filtros

Protetores e funcionais, os filtros vêm em uma ampla variedade de estilos concebidos para defender suas lentes DSLR contra danos e melhorar suas imagens. Um filtro UV padrão é tipicamente a primeira compra para qualquer proprietário de DSLR: melhora a qualidade de imagem e, ao mesmo tempo, protege o seu investimento. Filtros UV possuem um revestimento exclusivo que remove a névoa azul tipicamente vista em fotografias de paisagens. Também protegem o elemento frontal da lente. É melhor quebrar um filtro do que ter que mandar a lente para o conserto – inclusive para o bolso.

O companheiro perfeito para o filtro UV é um polarizador. Este filtro possui um elemento frontal rotativo que, quando girafo, pode bloquear os reflexos de vidro, água ou qualquer superfície reflexiva. A melhor parte? A transição acontece bem diante de seus olhos, permitindo que o polarizador circular seja facilmente utilizado por ambos iniciantes e fotógrafos experientes. O polarizador também funciona como “óculos de sol” para a sua câmera em dias claros e ensolarados, retirando um pouco do contraste da luz dura de meio-dia.

FONTE: BHPHOTO

Sair da versão mobile