Tendência
4 esquemas de iluminação para fazer em suas fotos inspiradas nas obras de Caravaggio
Michelangelo Merisi, mais conhecido como Caravaggio, foi um dos maiores pintores italianos durante o Renascimento. Seu trabalho exerceu influência importante no estilo barroco e até hoje é referência nas artes por causa da iluminação dramática de suas obras.
Inspirado na obra do pintor e nos filmes noir, Fletcher Murray, do canal Advancing Your Photography, criou um vídeo onde apresenta 4 esquemas de iluminação que podem ser facilmente produzidas utilizando objetos do nosso cotidiano. Assista abaixo! O vídeo está em inglês, mas você pode ativar a legenda em português na barra de configurações do YouTube.
- Na primeira configuração, Murray usa duas luminárias de mesa e papel preto para direcionar a luz principal a partir de dois pontos opostos, na parte superior da cena. A luminária sobre a mesa cria a luz de preenchimento.
- Na segunda montagem, ele usa uma lâmpada dicróica MR16 no teto com um gel azul para difusão como luz principal e um ProGear 1000 Lighthouse Beacon – uma espécie de lanterna que é normalmente utilizada presa na cabeça para atividades noturnas ao ar livre – como luz de recorte.
- No terceiro esquema de iluminação, Murray utiliza os faróis frontais de um automóvel como luz principal e as luzes traseiras rebatidas em um muro como preenchimento.
- Na quarta configuração, assim como no exemplo anterior, ele usa os faróis do automóvel, mas dessa vez para iluminar o fundo, enquanto os carros que passam na rua criam uma iluminação de preenchimento momentânea, relevando o rosto da atriz.
Abaixo algumas obras importantes de Caravaggio.