Hoje no iPhoto Channel trazemos o artigo da fotógrafa Dani Antunes, que apresentará a palestra “Revelando a Diva que existe em cada mulher” na Semana da Fotografia 2018. Confira:
1. Conheça a sua cliente
Pergunte tudo que for necessário e mais um pouco, pois desta forma você saberá exatamente o que a cliente busca com este ensaio. Faça um questionário com ela. Pergunte sobre as expectativas dela, sobre suas neuras, o que ela gosta e não gosta no corpo, cores, roupas, acessórios, maquiagem… Certifique-se de que o tipo de trabalho que você faz é o que a cliente procura. Use este questionário também para coletar os dados contratuais.
2. Deixe tudo à mão
Um ensaio é cansativo para uma cliente que não é modelo e não está acostumada com as poses. Pode doer as costas, dar câimbras, etc. Desta forma, otimizar o tempo é essencial: deixe tudo organizado e perto de você para não perder tempo procurando ou resolvendo coisas durante o ensaio.
3. Facilite a pós produção
Esse negócio do “depois eu arrumo no photoshop” já era! Deixe sua foto o mais pronta possível já no clique, ajuste as roupas, tire objetos do enquadramento, mova o que for necessário, pois 5 minutos de produção te economizam 30 minutos de pós. Além do que, você já pode ir mostrando a evolução do ensaio para a cliente que se vendo incrível já no visor da câmera, vai se soltar ainda mais.
4. Dirija sua cliente de forma passiva
Ela é a protagonista do ensaio, então ela que deve fazer as poses, claro que com a sua orientação, mas você mostra a pose e ela reproduz do jeito dela. Poses estáticas deixam a foto com aspecto mecânico, sem espontaneidade, crie situações para sua cliente rir, pular e dançar e vá clicando de forma que o ensaio seja um momento divertido e prazeroso. Estude sobre leitura corporal. Cuide para que os pés e mãos estejam suaves, pois pés e mãos tensos não causam uma boa sensação ao olhar a foto. A pose certa pose salvar o ensaio!