Alguns aspectos são importantes na hora de diagramar um álbum de fotografias, principalmente quando existe uma narrativa e ordem cronológica de acontecimentos. O especialista em diagramação de álbuns de casamento Marcelo Caetano dá algumas dicas e truques que irão ajudar e tornar tudo mais fácil.
1 – A escolha das imagens
Antes da diagramação do álbum é importante que todas as imagens estejam escolhidas, tratadas e finalizadas, para então começar o trabalho. Os noivos são os protagonistas da história e ajudam na escolha das imagens que vão para o álbum. Uma dica importante é pré-selecionar as imagens, pensando na narrativa e construção do álbum e depois enviar para os noivos decidirem as fotos finais.
2 – Área de respiro
A área de respiro é também muito conhecida como “espaço em branco”. Ela serve para dar leveza ao álbum e à leitura das fotografia – você pode utilizar essa dica quando houver uma sequência muito carregada de imagens. Essa é uma dica importante para ter muito bem aplicada em seu portfólio, assim o cliente pode perceber que a área de respiro valoriza ainda mais o trabalho do fotógrafo e do diagramador.
3 – O princípio da repetição
Alguns elementos podem ser explorados no álbum, como o uso de vetor, o tamanho das fotos ou seus espaçamentos. O importante é manter um padrão desde o início do álbum. As cores também podem ser utilizadas como um elemento, o ideal é escolher um tom que combine com o casamento fotografado.
4 – História em capítulos
Estamos tratando de uma história de vida, que passou por um capítulo muito importante, por isso organize o álbum, defina em capítulos do making off da noiva, noivo, decoração e etc. Além de deixar o álbum visualmente melhor, você estará construindo uma narrativa adequada para a leitura.
Gostou das dicas? Confira mais no curso Design de álbuns de casamento, de Marcelo Caetano disponível no iPhoto Play.