Na última semana, vimos que um dos 5 pilares do sucesso no negocio de fotografia é o marketing. Isso inclui a divulgação do seu serviço nas redes sociais. Agora, em artigo para o site WeddingWire, a fotógrafa de casamento Vanessa Joy apresenta 4 dicas para atualizar a sua estratégia de mídia social.
“Como profissional de casamento, a mídia social é uma das ferramentas de marketing e branding mais fortes que temos à nossa disposição. É também a tarefa mais demorada que nos afasta de nossa verdadeira paixão de administrar nosso próprio negócio criativo. Neste momento, o Instagram é a principal prioridade para as empresas de casamento no mundo da mídia social, porque é onde a maioria dos casais envolvidos estão saindo digitalmente nos dias de hoje. Então, como você pode ter certeza de que está fazendo certo quando tudo está mudando?”
1. Nunca pare de aprender
Vanessa conta que em alguns momentos sentiu vontade de desistir da mídia social. “É tentador se sentir assim sobre as mídias sociais e querer se despedir porque você simplesmente não quer aprender algo novo que surgiu. Lute contra isso meus amigos. Eu não estou dizendo que você tem que ser um mestre nas mídias sociais, mas você precisa continuar a se educar e se manter relevante.”
2. Não acredite nas mentiras
“É tentador tentar encontrar atalhos quando a mídia social fica sobrecarregada. Acredite, isso não vai acabar bem. Da compra de seguidores, curtidas e outras coisas que você ouviu dizer que ‘funcionam’, como você pode discernir a verdade?” Em um vídeo para o canal Adorama, Vanessa lista alguns mitos relacionados à mídia social que você não deve acreditar:
- Eu não preciso de mídia social;
- Eu posso comprar seguidores e curtidas;
- Eu não preciso postar o tempo todo;
- Eu tenho que postar meu próprio conteúdo;
- Eu mesmo tenho que fazer.
3. Compreenda a verdade
“Quando se trata de mídia social, a raiz é exatamente como diz: social. Toda vez que você vir uma mudança, lembre-se de que cada uma dessas plataformas é apenas uma corporação que tenta ganhar dinheiro envolvendo os usuários em sua plataforma. Se você se lembrar desse conceito, poderá resistir a qualquer mudança voltando a ele. Antes de postar, simplesmente pergunte a si mesmo ‘meu público vai se envolver com isso?’. Não importa como eles se envolvam com isso (curtir, comentar, assistir, clicar, etc), desde que eles o façam.”
4. Obtenha ajuda
Você provavelmente não entrou no maravilhoso mundo da fotografia porque queria ficar colado à mídia social o dia todo, todos os dias. Vanessa sugere simplificar o processo com um serviço de agendamento de mídia social como Planoly, Buffer, Later, Hootsuite ou Meet Edgar. “Se você puder, não se sinta envergonhado de contratar uma pessoa para lidar com postagens ou interagir com outras pessoas. Assistentes virtuais e assistentes de escritório podem ser ótimos para isso e tiram um monte de peso dos seus ombros para que você possa se concentrar mais em seus clientes e no que você faz melhor.”
Para conhecer mais sobre o trabalho de Vanessa, acesse seu site, Facebook ou Instagram.