4 coisas que nunca me disseram quando me tornei um fotógrafo
A fotografia pode parecer uma carreira muito glamorosa. O ponto de entrada é muito baixo, e você pode começar com 0 investimento: basta usar seu celular. No entanto, à medida que você progride cada vez mais, você pode descobrir que há várias coisas que você não esperava que os fotógrafos fizessem. Neste artigo, vou passar por alguns deles.
Comecei tirando fotos como hobby. Eu nunca imaginei que se tornaria um trabalho onde eu poderia trabalhar com algumas das pessoas mais incríveis e conhecer amigos fantásticos. Eu também nunca pensei que estaria fazendo o lado sem glamour da fotografia. Quero dizer, vamos lá, quão difícil pode ser? Você simplesmente precisa ser bom em tirar fotos. Certo? Bem, errado.
Muitos vídeos do no YouTube, especialmente aqueles com sessões de moda em larga escala, mostram que tudo o que o fotógrafo está fazendo é simplesmente se divertir com a equipe enquanto os assistentes e técnicos descobrem as coisas. Eles vão para a maquiagem, verificam se o brilho está certo e voltam a tomar seu café e se misturar com as modelos. Embora isso possa ser verdade para as fotografias que trabalham no mais alto nível, certamente não é para os meros mortais como você e eu. Aqui estão algumas das coisas desagradáveis que eu não esperava que a fotografia fosse.
É fisicamente exigente
Você já viu um gaffer que não está em forma? eu não tenho. Isso ocorre porque assim que você começar a obter suportes leves, especialmente do tipo bom, o peso do seu equipamento aumentará exponencialmente. Meu primeiro suporte de luz foi um esforço de 1kg, meu último foi de 10kg. E o fato é que você percebe rapidamente que precisa de 10 desses. Adicione luzes e sacos de areia à mistura, e logo você terá um equipamento muito pesado que você reza para não cair e abrir a cabeça do seu sujeito.
Com todo o transporte e levantamento que você faz, você pode cancelar sua inscrição na academia e se exercitar no estúdio. Tanto assim, eu uso pesos de ginástica velhos como sacos de areia.
EQUIPAMENTOS
O problema que nunca admitimos, mas todos enfrentamos. Quando você está começando, pode parecer, mesmo inconscientemente, que para se tornar melhor na fotografia você precisa ter muitos equipamentos. Eu era o mesmo, então uma das primeiras coisas que fiz foi investir em equipamentos, o máximo de equipamentos que pude. Dado que eu tinha pouco ou nenhum dinheiro, tive a sorte de não comprar muito, mas tive azar de gastar esse tempo em resenhas e listas de desejos.
O negócio é a chave
O problema com a educação artística e os trabalhos artísticos é que os artistas podem ser brilhantes na arte, mas um lixo nos negócios. Isso não é o ideal e pode levar você a desistir enquanto é ótimo. Eu não acredito que qualquer fotógrafo que está entre os grandes é ruim nos negócios. Claro, os agentes e outras pessoas cuidam do dia-a-dia, mas o fotógrafo também é responsável pela empresa, que é dona. Marketing e outras coisas também estão entre as responsabilidades. Se você está decidindo entre escola de arte e escola de negócios, economize dinheiro e vá para uma escola de negócios. Apenas certifique-se de não esquecer a arte.
Em termos de negócios, também é saudável ter em mente que você é um fotógrafo, afinal. Você não escolheu ser um contador ou um especialista em marketing, e escolheu o caminho extremamente longo para chegar lá sendo um fotógrafo. Em vez do contrário, você escolheu ser fotógrafo por ser um bom profissional de marketing e contador. Ainda assim, há muitas coisas que os profissionais sabem que você não sabe. É por isso que os fotógrafos às vezes contratam agentes ou equipe de marketing para ajudá-los a serem mais lucrativos.
Basta pensar nisso: enquanto você está filmando, seu agente está fechando outro negócio com um cliente, conhecendo novos clientes e garantindo que você seja pago. Seu sucesso é o sucesso deles, então eles estão motivados a conseguir o máximo de dinheiro que puderem. De qualquer forma, ter uma pessoa separada e terceirizar coisas que não são “arte” pode ser bom quando você chega a um nível de trabalho em que não consegue lidar ou precisa expandir.
As pessoas acham que você trabalha de graça
Este é um pouco ousado, mas precisamos falar sobre. As pessoas geralmente decidem buscar a fotografia profissional porque realmente amam. Eu não acho que muitas pessoas escolheriam fotografia porque é uma maneira de ficar rico rapidamente. Se alguma coisa, é uma maneira muito lenta, e você levará vários anos trabalhando de graça para começar a ganhar dinheiro. É uma habilidade, realmente. Tanto tirando fotos, quanto ganhando dinheiro com essas fotos.
Mas à medida que você se torna melhor, as pessoas ainda vão lhe pedir trabalho, assumindo que você está feliz em fazê-lo de graça. Há dois lados dessa medalha: você deve ficar feliz em trabalhar de graça por causa do quanto ama o projeto, mas nunca deve fazê-lo – a menos que seja seu próprio projeto.
Como fotógrafa de moda, conheço coisas de produtos, automóveis ou imóveis. No entanto, há sempre alguém que me pergunta se posso fotografar algo que não é minha xícara de chá. Quero dizer, claro que posso tirar uma boa foto de carro, mas não será tão bem-feita quanto a de um fotógrafo automotivo profissional.
Além disso, algumas pessoas esperam que você trabalhe de graça, porque você é um artista e deve amar o que faz. É triste que se suponha que as pessoas em empregos das 9 às 5 não amem o que fazem, porque algumas delas realmente amam. Então, se você pedir a um contador realmente motivado para fazer sua contabilidade de graça porque é a paixão dele, é provável que você receba um não educado. mas quando você pede para alguns fotógrafos fazerem a mesma coisa, tudo bem? Às vezes é difícil dizer não porque é assim que somos, mas aprender a dizer não para coisas que você acha que deveria ser pago é uma boa habilidade, que leva a mais reservas. Uma vez que seu trabalho tenha um preço, você ficará surpreso ao saber quantas pessoas estão realmente prontas e dispostas a pagar por ele.
Considerações finais
No geral, essas são as 4 principais coisas para as quais eu não estava preparado, mas vou aprender a me acostumar. Resumindo, você deve ser um bom empresário que sabe administrar uma empresa. Você deve realmente ter certeza de que está motivado, mas também pago, e que esse dinheiro não está indo para uma academia, porque com todo o levantamento que você fará, você não precisará de um.
Sobre o autor: Illya Ovchar é fotógrafo de moda e coach em Munique. Para ele, fotografia significa pintar com luz, como sugerem suas raízes gregas. Ele não pode contar os últimos rumores sobre câmeras, mas pode continuar falando sobre a luz para sempre. Em seu trabalho de moda, Illya pretende contar histórias com roupas e luz. Este artigo foi publicado originalmente aqui.
Não basta tirar foto e sim olhar o que está acontecendo.
Todas a pessoas acha que trabalhamos de graça isso é lamentável