A qualidade das câmeras dos smartphones, a cada nova versão, tem melhorado imensamente, a ponto de muitos fotógrafos profissionais de já fazerem parte de seus trabalhos com esse tipo de equipamento. Não à toa os fotógrafos mobile crescem de maneira significativa. É um movimento silencioso de fotógrafos e fabricantes. A Leica, por exemplo, famosa marca de câmeras acaba de lançar seu primeiro smartphone (veja neste link). Mas quantos profissionais estão usando telefones para fotografar atualmente?
O site Suite 48 Analytics fez uma pesquisa com 881 fotógrafos profissionais da Europa e América do Norte para perguntar a eles qual equipamento estavam usando para fotografar seus ensaios. Como ainda não havia muitos dados sobre o uso de smartphones por fotógrafos profissionais, os resultados foram surpreendentes. 36% dos fotógrafos profissionais disseram que já realizaram pelo menos parte de seus trabalhos profissionais com câmeras de smartphones. Veja abaixo o gráfico feito pelo site Statista, que divulgou a pesquisa:
Os fabricantes de smartphones costumam sugerir que a qualidade das câmeras são do mesmo nível de câmeras DSLR ou profissional. Essas afirmações, normalmente, são recebidas com olhares desconfiados e gargalhadas de muitos no mundo da fotografia. Mas essas novas descobertas da pesquisa sugerem que as câmeras de smartphones têm sido, de fato, adotadas por muitos fotógrafos profissionais de forma crescente.
Mas os resultados da pesquisa podem ser interpretados de duas maneiras. Em primeiro lugar, apenas 13% dos fotógrafos profissionais responderam que fotografam mais de 50% de seu trabalho profissional com um smartphone, e 64% dos profissionais dizem que nunca fotografam trabalhos remunerados com telefones.
Por outro lado, 36% dos fotógrafos profissionais já realizaram pelo menos parte de seus trabalhos profissionais com câmeras de smartphones. Enquanto alguns fotógrafos usam seus smartphones para fotografar trabalhos pagos para clientes, 58% dos entrevistados compartilharam que usam seus smartphones para apoiar seus negócios (por exemplo, tirando fotos para seu site, criando conteúdo para mídia social e capturando imagens de bastidores).
“Nos últimos anos, as câmeras dos smartphones democratizaram a fotografia de uma forma que nem mesmo o advento das câmeras digitais baratas no início do século 21 conseguiu. Graças aos avanços no hardware e, talvez mais importante, no aprimoramento de imagens com IA, centenas de milhões de usuários de smartphones agora podem tirar fotos de nível profissional”, finalizou a reportagem do site Statista.