Concurso de Fotografia

3° Prêmio Transatlântico abre inscrições

Estão abertas as inscrições para a terceira edição do Prêmio Transatlântico de Fotografia, concurso promovido pelo Ministério da Cultura e Club Transatlântico, com patrocínio da companhia Hochtief do Brasil. O tema deste ano é “Verde na Metrópole” e poderão participar fotógrafos amadores ou profissionais brasileiros ou residentes no país. O prazo para concorrer vai até 19 de outubro. O prêmio principal é de R$ 3.500 (veja o regulamento completo aqui).

Foto: Luis Tadeu Vilani
Foto de Luis Tadeu Vilani, vencedor da edição 2011 do concurso

O objetivo do concurso é revelar novos talentos da fotografia. Ano passado, o vencedor foi o fotojornalista gaúcho Luis Tadeu Vilani, com uma série sobre a imigração alemã e açoriana no Rio Grande do Sul. Para cumprir com o tema deste ano, as imagens devem registrar a interferência do verde nas metrópoles, “uma vez que o concreto passa a ser hoje a paisagem natural das grandes cidades, enquanto o verde apresenta-se como o alienígena nesses espaços”, justifica o comunicado emitido pela organização do certame.

Cada participante deverá inscrever uma sequência de três fotografias. A banca julgadora, com curadoria do fotógrafo Caio Reisewitz, escolherá seis projetos para compor a exposição relativa ao concurso, que ficará em exibição no Club Transatlântico, em São Paulo, de 29 de novembro deste ano a 31 de janeiro de 2013.