Especializado em paisagens, Nigel Danson já figurou por aqui dando dicas preciosas de composição. Agora, ele apresenta suas 3 lentes favoritas e comenta como elas podem ajudá-lo a melhorar a sua fotografia de paisagem. Assista ao vídeo abaixo:
É importante notar que as lentes vão mudar de acordo com o tamanho do sensor da câmera que você usa. Nigel usa como câmera principal a Nikon D810, uma DSLR com sensor full frame, e como segunda câmera a Fujifilm X-T2, uma mirrorless com sensor APS-C. Portanto, ele aponta as suas 3 lentes favoritas para cada um desses sistemas, considerando o fator de corte:
1. Grande angular
Um dos benefícios mais óbvios das lentes com um ângulo de visão amplo é que elas apresentam uma perspectiva diferente. Outra é que é fácil colocar tudo em foco sem precisar calcular a distância hiperfocal.
- Full frame: Nikon 16-35mm f/4
- APS-C: Fujifilm 10-24mm f/4
2. Normal
Nigel gosta da “cinquentinha” porque faz pensar um pouco mais sobre a composição, limitando-se a uma única distância focal. Além disso, lentes prime geralmente têm uma ótica melhor, oferecendo uma excelente qualidade de imagem.
- Full frame: Sigma 50mm ART f/1.4
- APS-C: Fujifilm XF 35mm f/2
3. Tele super zoom
Uma lente zoom longa também pode ser ótima para fotografia de paisagens, permitindo que você recorte elementos específicos. Lentes com um zoom de 70mm a 200mm comprimem o fundo e proporcionam mais criatividade e versatilidade.
- Full frame: Nikon 70-200m f/2.8
- APS-C: Fujifilm 50-140mm f/2.8