A curiosidade é praticamente o que faz bater o coração de um fotógrafo. Conhecer, explorar, investigar ou qualquer outra coisa que o aproxime do seu objetivo e objeto. Em todas as áreas da fotografia, o interesse e a observação constroem imagens. No livro Criatividade na fotografia de casamento, Everton Rosa nos ensina truques essenciais, não apenas para fotografar, mas para tornar o contato com o cliente mais intenso.
- Curiosidade natural
Algumas pessoas são extremamente tímidas, por isso podem deixar passar algumas perguntas essenciais. O medo e a vergonha devem ser deixados de lado: pense sempre nas crianças, como elas fazem perguntas o tempo todo sem se sentirem incomodadas. Mostre a sua curiosidade, faça perguntas, mostre interesse pelo seu cliente, vá além das perguntas básicas, quanto mais você souber dele, melhor o seu relacionamento e a intensidade emocional de suas fotografias.
- Seja humilde
Procure sempre saber mais de todos os assuntos, pesquise e desperte a sua curiosidade. Por isso nunca tenha medo de perguntar sobre algo que você tem dúvida, por exemplo: se o seu ramo na fotografia é voltado para um público de classe especifica, é importante conhecer algumas marcas famosas que são usadas por essas pessoas, por exemplo, sua história e como se pronuncia. Assim você estará evitando certos constrangimentos e agregando no seu conhecimento.
- Perguntas certas
Você já deve ter aquele questionário pronto que é aplicado nos seus trabalhos, mas já pensou em aumentá-lo e ir além do óbvio? Tente aprofundar-se nos interesses do seu cliente, saber um pouco mais sobre a vida dele, dos seus gostos, hobbies e vontades para o futuro. Crie uma conexão e sinta a intensidade da emoção em um dos dias mais importantes da vida dele. Você é um fotógrafo e por isso um observador nato, analise as situações e faça a pergunta certa, para a pessoa certa.
Quer saber mais a como instigar os seus instintos curiosos? Você encontra no livro Criatividade na Fotografia de Casamento, de Everton Rosa, pela loja online da iPhoto Editora ou ligue para 0800 600 5622.