Nem só de cliques vive o fotógrafo. Para que isso aconteça é necessário muita estratégia e um trabalho focado no marketing e nas vendas. Talvez essa seja uma das dificuldades dos fotógrafos iniciantes, saber vender não é tão fácil quanto parece.
Para te ajudar nesse processo selecionamos algumas dicas que podem fazer a diferença na hora de encontrar o seu cliente.
1) O cartão de visitas
O seu cartão de visitas hoje é o Instagram, é preciso pensar dessa maneira. É por lá que muitas pessoas vão te encontrar, e é por lá que muita gente vai conferir o seu trabalho. Para isso, é necessário estratégia de organização desse conteúdo. Procure deixar o feed do Instagram organizado e principalmente atualizado, não é necessário grandes legendas, apenas as que demonstrem a emoção que você sente pelo seu trabalho.
2) Estabeleça metas
Metas devem ser definidas. É assim que grandes empresas trabalham e se você quer chegar em algum lugar, precisa saber aonde, para isso crie um planejamento de um ano das coisas que você quer alcançar, por exemplo: fechar no mínimo 50 trabalhos neste ano. Depois que as metas foram estabelecidas é hora de correr atrás.
3) Confie em você e transpareça isso
Entenda o que você está vendendo. Tudo bem que estamos falando de fotografia, mas talvez não seja tão fácil assim demonstrar para o cliente o serviço. Apesar das fotos ele precisa entender o que mais pode ser oferecido, como um álbum impresso ou digital ou qualquer outro serviço que esteja dentro do seu alcance. Portanto em todas as reuniões é preciso que você esteja preparado para apresentar o seu trabalho e tão importante quanto isso é que você acredite no seu potencial.