A fotógrafa russa Dina Belenko é especialista em still-life criativo, autora de imagens que contam histórias incríveis através de objetos inanimados do cotidiano. Neste tutorial, criado para o banco de imagens 500px, Dina explica como fazer esta mágica das rosquinhas voadoras.
Claro, tudo isso se trata de edição de várias imagens fotografadas anteriormente. Não aconselhamos tentar uma reprodução na vida real, a sujeira vai ser grande. “Eu sempre quis experimentar este tipo de foto. Minha primeira tentativa resultou em uma boa imagem, mas também criou uma bagunça total no processo. Eu suspendi uma pilha de xícaras com fios e, infelizmente, esta construção não durou muito tempo”, conta a fotógrafa sobre a foto abaixo.
Confira as dicas de Dina Belenko para criar uma foto incrível sem muita bagunça.
- Acessórios e configuração
“Eu peguei uma folha de plástico transparente (vidro também irá funcionar, mas você deve ter mais cuidado com ele… Plástico é muito mais seguro) e configurei numa curta distância do fundo colorido. Este foi o truque principal: todas as sombras que mostram o volume dos objetos vão permanecer no local, mas as sombras do fundo desaparecem. Dessa forma, todos os objetos parecem que estão levitando.
Para adicionar profundidade e volume na composição, coloquei meus objetos em pequenos suportes (descobri que os blocos de madeira das crianças funcionam muito bem). Eu tentei colocar todos os copos e doces em diferentes alturas e ângulos para que eles se sobrepusessem uns aos outros. Você não consegue ver esses suportes com as fotos tiradas de cima, mas fotografados de lado eles são claramente visíveis”
- Detalhes
“Depois de criar a composição básica, eu fiz uma foto com a minha mão “sustentando” toda a estrutura, adicionei alguns chuviscos sobre as rosquinhas e derramei um pouco de chá nos copos. Eu decidi não fazer splashs, apenas um pouco de chá caindo”
- Pós-processamento
“Fundi todas as fotos: toda a composição, a minha mão e o chá combinados em uma imagem. Então eu fiz esta imagem mais brilhante (à direita) para combinar com meus outros trabalhos anteriores no mesmo estilo (o resultado da minha primeira tentativa na primeira foto, por exemplo). Por fim, dei à imagem um pouco de edição (como endireitar a forma das rosquinhas e excluir alguns arranhões do plástico)”