A simetria é parte histórica do senso de estética comum. A beleza humana sempre foi medida a partir da perfeição, quando todos os elementos aparecem de forma harmoniosa. A arte na idade média foi influenciada por acreditarem que o planeta Terra era o centro do universo, e que tudo girava ao seu redor em círculos perfeitos.
Na fotografia, sua representação é muitas vezes designada pelo alinhamento dos objetos. É comum encontrarmos a concentração de linhas, texturas, formas e cores quando a imagem busca a perfeição. Mas a simetria está presente em todos os lugares? No segundo volume do livro Arte da composição Vol. 2, de Ernesto Tarnoczy Júnior, alguns desse conceitos são explicados.
- Movimento
Estamos em um café, com janelas grandes e vitrais, a visão da rua é colorida e o sol molda as linhas perfeitas que formam a imagem. Nessa caso (e inúmeros outros), possuímos a repetição de um motivo simétrico que produz movimento, ele pode conter um espaçamento uniforme que no tempo e no espaço nos traz a sensação de ritmo. São combinações perfeitas que fazem com que nossos olhos leiam seu movimento.

- Nas ruas
A cidade é formada por uma perfeita simetria, você só precisa parar e observar. Calçadas, muros, prédios e casas, a arquitetura está o tempo todo conversando com as ruas. Uma das dicas importantes para obter fotos conceituais com a ideia de simetria é: esteja atento a todos os cantos e detalhes. Um passeio de observação e anotações pelas ruas da sua cidade pode ser revelador.

- Photoshop
Às vezes, para uma foto ser perfeita, é preciso do auxílio do Photoshop. Nesse caso, a dica é utilizar o programa a seu favor, por exemplo: para realizar a união de duas fotografias que possuem mais força juntas do que separadas. Quando você estiver fotografando, vai perceber que alguns objetos estão longe, mas que funcionariam melhor se estivessem perto.

Para saber mais, confira o livro Arte da Composição Vol. 2, de Ernesto Tarnoczy Júnior. Para adquirir a obra acesse a loja online da iPhoto Editora.