Dicas de Fotografia

3 detalhes que causam confusão sobre o histograma

Foto: Aperturafoto.es

O histograma é a melhor forma de verificar se você conseguiu uma boa exposição para sua foto. Mas, como muitas coisas na fotografia, ele abre margem para diversos equívocos. Para desmistificar essa importante ferramenta da fotografia, Matt Granger criou o vídeo “Do You Undertang Your Histogram?” (Você entende seu histograma?, em inglês). Para quem não sabe, o histograma é um gráfico que mostra quanto de luz e sombra há numa imagem.

  1. Há um tipo ideal de histograma?

Não. Este é o equívoco mais comum sobre histograma, de que existe um tipo ideal (ou tipos ideais) para se conseguir. Matt aponta que essa crença ainda é muito comum entre os fotógrafos. Muita gente ainda acha que o histograma precisa ficar “equilibrado” para se ter uma boa foto, mais ou menos assim:

iphoto-dicas-sobre-como-ler-o-histograma-4

Na verdade o que essa imagem mostra é um excesso de tons médios. Acontece que isso não é o “ideal”, “correto”, etc. Pois acontece o seguinte: Se você fotografar um gato preto em um fundo preto, ele mostrará mais informação no canto esquerdo do histograma, ou seja, que obviamente há mais tons escuros/sombras. Se você fotografar ursos polares ao sol e na neve, o histograma mostrará mais informação no canto direito da imagem, ou seja, mais tons claros/luz.

O histograma não diz o que está certo ou errado na exposição, ele simplesmente diz o que há na foto.

  1. O histograma é baseado no JPEG

A maioria dos fotógrafos de nível intermediário ou profissional fotografa em RAW. No entanto, o histograma em cada câmera é baseado em JPEG. Somente quando você transfere o arquivo RAW para o software de edição é que você vai obter o histograma baseado no arquivo RAW,

iphoto-dicas-sobre-como-ler-o-histograma-2

iphoto-dicas-sobre-como-ler-o-histograma-1

Você pode fazer um teste e fotografar algo com a exposição correta. Em seguida, aumente a compensação da exposição até atingir o máximo de branco, depois até atingir o máximo de preto. Quando você transferir as imagens para o software de edição, verá que as fotos não estão exatamente com o mesmo histograma que havia na câmera. De qualquer forma, é bom saber que você tem esse bit extra de latitude em arquivo RAW, para que você possa planejar sua fotografia e sua edição.

  1. Mudar a lente muda o histograma?

Sim. Mesmo que você deixe todas as configurações iguais, se você mudar a lente o histograma muda. Isso ocorre porque lentes diferentes transmitem, ganham e perdem luz em quantidades diferentes. Embora isso não vá afetar intensamente a sua fotografia, é uma informação importante de se conhecer.

iphoto-qual-lente-usar-na-fotografia-de-rua-1

Fonte: DIY Photo