Tendência

3 coisas que você não deve fazer durante um ensaio e fotografia boudoir

As sessões de fotografia boudoir são bem delicadas e requerem um cuidado muito grande do fotógrafo na hora de dirigir a modelo. É importante que você saiba que além da lista abaixo sobre o que não falar, o mais importante é que o fotógrafo NUNCA toque na modelo. Com isso a sua sessão já está 50% bem encaminhada.

1. Sobre a autoestima

fotografia boudoir
Foto de Lyle Simes no Pexels

A fotografia boudoir busca trabalhar a sensualidade da mulher. Portanto há muita coisa envolvida, principalmente a autoestima. Tome cuidado com o que você vai falar, pequenas atitudes podem incomodar a cliente/modelo, como por exemplo usar a frase: “depois eu uso e corrijo no Photoshop”. Mesmo que pequenas correções sejam feitas na pós-produção, não fale sobre isso no ensaio. Trabalhe poses que valorizem as qualidades do rosto e corpo da cliente na foto e através da direção tente esconder aspectos menos atraentes. Por exemplo, a maioria das mulheres tem mania de braço gordo, então fazer fotos laterais e com os braços fechados (encostando nas costelas) podem aumentar esse sensação de braço gordo. Então peça para a cliente levantar os braços para os lados, para cima, colocar as mãos na cintura, mãos no queixo, cabelos, etc e assim evitar fotos com o braço gordo.

2. Palavras inapropriadas

fotografia boudoir
Foto de Dav Leda no Pexels

É fundamental você usar uma linguagem clara, objetiva e sem qualquer duplo sentido para que, em nenhum momento, a sua modelo ou cliente se sinta constrangida ou entenda que aquelas palavras representam uma cantada, principalmente cuidado com o excesso de expressões elogiosas. Jamais faça um ensaio boudoir ou sensual sozinho com uma cliente. Jamais! Ou a cliente leva uma pessoa de sua confiança para acompanhá-la durante as fotos no seu estúdio / locação ou sempre tenha alguma pessoa da sua equipe, que seja também mulher (maquiadora, produtora, cabeleireira, etc), durante todo o ensaio. Somente a acompanhante ou a pessoa da sua equipe devem se aproximar da cliente para fazer algum ajuste no cabelo, maquiagem ou figurino.

3. Pedidos desnecessários

fotografia boudoir
Foto de Marina Ryazantseva no Pexels

A terceira coisa que com certeza o fotógrafo não deve fazer são pedidos desnecessários, poses que a modelo não se sinta confortável ou que pareçam “exploradoras”. O ideal é fazer uma boa conversa antes do ensaio ou no momento do fechamento do contrato para saber exatamente o nível de conforto e sensualidade que a cliente deseja nas fotos. Mostre ou peça referências claras. Durante o ensaio, nunca insista caso a modelo/cliente não queira fazer determinadas poses, e não tente conversar para tentar entender, apenas respeite. Quer aprender mais sobre fotografia boudoir? Então leia também este artigo: Boudoir: a diferença está nos detalhes.

Shutter Stock Shutter Stock

Artigos relacionados