Fausto Saez, um especialista na fusão de imagens

“Fotografia para mim é a arte de contar histórias com apenas uma imagem. E com a fusão de imagens, contar histórias fica mais interessante”, afirma Fausto Saez. Com estúdio em São Paulo, ele é um daqueles fotógrafos polivalentes, com inúmeras experiências no meio fotográfico. “A essência da minha fotografia são as pessoas, mas a inspiração é divina. Procuro em cada ensaio ousar, surpreender, aprender e evoluir”, destaca.

13

Sua identificação com a arte de desenhar com a luz surgiu após se formar em publicidade e trabalhar em um estúdio fotográfico, onde começou a atuar na frente da câmera, como modelo. Durante esse período, seu desejo de desbravar a fotografia só aumentou: fez cursos, assinou revistas de fotografia e começou a participar de congressos.

Enquanto modelo, Fausto sempre prestou atenção nos bastidores dos ensaios, nas luzes de cada set e na direção dos fotógrafos. Após algum tempo, foi contratado como diretor de arte pela Superstudio, produtora brasileira de fotos para a Getty Images, e realizou um curso pela gigante dos bancos de imagem. “Tinha a função de criar o conceito das fotos, elas precisavam ser criativas e comerciais. Trabalhei ao lado de fotógrafos como Luis Crispino, André Andrade, Cássio Vasconcelos e muitos outros”.

Após esse período, Fausto começou a palestrar em congressos e criou sua própria revista, a Salve, distribuída nos principais bares de São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina, e onde pôde trabalhar livremente suas ideias. Há dois anos, ele vem se especializando na técnica de fusão de imagens e realiza trabalhos de publicidade, moda, beleza, sensual e gastronomia.

Fausto acredita ser o primeiro fotógrafo do Brasil a publicar ensaios sensuais completos produzidos com fusão de imagens. Atualmente, seu portfolio conta com fotografias de várias celebridades, sempre utilizando essa técnica. O fotógrafo utiliza uma Canon 5D Mark II e lente 24-70mm. “O esquema de iluminação, a lente e o ângulo que clico sempre mudam de acordo com o cenário escolhido para fazer a fusão”, explica.

44

O processo da fusão começa com buscas de fotografias, procurando fotos com cenários interessantes e que possuam uma luz favorável em bancos de imagens. “Essa parte do processo é muito importante, porque é aqui que muitas ideias surgem. Quando vejo algumas imagens, na hora vem uma superideia. Já comprei mais de mil imagens em sites como esses”, conta Saez.

Após a compra da imagem, o conceito é criado e organizado para o ensaio. “Muitas pessoas pensam que para fazer fusão de imagens basta um fundo branco. Na verdade, o fundo é o que menos importa. Cada cenário necessita de um esquema de iluminação compatível. A luz do modelo deve ser igual à do ambiente”, informa.

De acordo com o profissional, muitos backgrounds de banco de imagens são produzidos com lentes grande-angulares e, nesses casos, é importante clicar o modelo com lente semelhante ou aplicar efeitos no cenário para reduzir a distorção. Outro item muito importante também é o ângulo do clique, para que o modelo encaixe no cenário.

Quem faz o pós-processamento das fusões é seu sócio e amigo Rodrigo Rodrigues, mas é Fausto Saez quem dá as orientações necessárias para que a imagem fique da forma que espera. Confira o trabalho do artista:

56

7

23 (1)

23

16

24

49

40

39

3

banner_estudio_evolution

Artigos relacionados