Um concurso de astrofotografia rendeu fotografias incríveis. O Royal Observatory Greenwich apresentou seus vencedores, foram mais de 4.602 inscrições e 90 países diferentes, o que nos mostra diferentes visões de vários lugares do mundo.
O vencedor geral foi o húngaro László Francsics do prêmio Insight Investment Astronomy Photographer of the Year 2019. Sua fotografia vencedora foi nada menos do que uma imagem surreal onde aparece as 35 fases do eclipse lunar total, ocorrida em 21 de janeiro deste ano. “Comecei a tirar astrofotografias em 2003 aos 19 anos, no momento em que olhei para um pequeno telescópio”, disse László ao Bored Panda. “Eu já estava fotografando há vários anos, e um dos meus amigos me puxou para a astronomia amadora. Eu juntei as duas coisas imediatamente.”
As notícias sobre astrofotógrafos que captam imagens incríveis de seus quintais são um pouco comuns por aqui e com Francsics não foi muito diferente. “Para este eclipse lunar, eu não precisei viajar a lugar nenhum, tirei esta foto em casa do terraço da minha casa. Mas, para imagens mais profundas (nebulosas, galáxias), precisamos ir a lugares extremamente escuros longe de assentamentos, também na Hungria. A Hungria é realmente uma boa localização na Europa para astrofotografia, pois a poluição luminosa é bastante baixa em certas áreas” explica ele.