Os drones não são mais tão novidade hoje. Esses equipamentos usados para fazer fotos e vídeos aéreos se popularizaram nos últimos anos e já existe até concurso do fotografia com drones. Mas como tudo isso começou?

No início de 1900, quando a aviação moderna ainda estava engatinhando, um fotógrafo comercial ambicioso resolveu que queria ir mais alto (literalmente) com suas fotos. George R. Lawrence criou o que pode ser considerado o primeiro “drone” da história, um equipamento composto por uma pipa e uma câmera. Isso mesmo, pipas como aquelas que a gente brinca quando é criança. Lawrence não foi o primeiro a brincar com a fotografia aérea, é verdade, mas inovou sendo o corajoso a controlar uma câmera acoplada à pipa.

No início, ele tentou fotografar com sua câmera de grande formato em uma gaiola ligada a um balão de ar quente. Depois que a câmera despencou do alto de 60 metros (e, por sorte, continuou ilesa), ele decidiu tentar outra abordagem.
Lawrence usou entre 9 e 17 pipas para lançar sua câmera de 22 quilos no ar até uma altitude incrível de 600 metros. Para a época, isso era um avanço enorme. A fotografia da cidade de San Francisco em ruínas, feita em 28 de maio de 1906, é a obra mais reconhecida de Lawrence e foi capturada um mês após um terremoto de magnitude de 7,8 que atingiu a costa norte da Califórnia.

Lawrence usou lanças de bambu de 4 metros para segurar e estabilizar a volumosa câmera na pipa. A “linha” da pipa era uma corda de aço de piano por onde passava uma corrente elétrica a fim de acionar o obturador. Após a foto tirada, um paraquedas ajudava o equipamento pesado a chegar com segurança no chão. “Ninguém esperava ver esse nível de detalhe naquele tempo, ninguém mais foi capaz de fazer o que ele fez na época”, diz Phil Michel, da Biblioteca do Congresso dos EUA.
As fotografias de Lawrence são ainda mais impressionantes quando se considera que são tiro cego, pois o fotógrafo era incapaz de ver exatamente o que sua câmera estava capturando. No vídeo abaixo, fotógrafos tentam reproduzir o sistema de fotografia aérea com pipa:
Fonte: Medium/DigitalRev