Reunião de pauta com uma revista é sempre algo que mete mais medo do que alegria. Produzir uma pauta de fotografia para um veículo é uma gangorra de sentimentos e desafios criativos. Além de fotógrafo, eu atuo como diretor de moda de uma revista e colaboro com vários fotógrafos e revistas internacionais. Listo aqui alguns pontos que fazem parte do meu dia a dia desse processo:
- Orçamento
Não adianta sugerir uma pauta, se você não tem orçamento para concretizá-la. Entenda primeiro qual é o orçamento de produção, traslado, locação, equipe, modelos e depois trabalhe as idéias - Locação
Muitos fotógrafos deixam esse item para o final do processo e acabam tendo que reorganizar todo o trabalho ou ainda, desistir da pauta porque a locação ficou inviável, cara e burocrática. Depois de entender o orçamento, esse é sempre o meu próximo passo. Se tenho a locação, toda criatividade flui. Caso contrário, revejo o orçamento, as propostas, até conseguir superar essa fase. - Estudo de imagens e referências
Agora que tenho a locação, começo a pesquisar todas as possibilidades que podem ser fotografadas nesse lugar. O fio óbvio da criatividade passa por filmes, músicas que possam me inspirar, moda, atitude etc. Vou construindo um mapa mental de referências que irão me ajudar até mesmo na direção da modelo na hora do clique. - Mood Board
Eu geralmente uso o “Pinterest” para reunir os estudos de imagens que eu coletei + fotos da locação e até sugestão de beleza e iluminação. É nesse momento que começo a dispensar algumas idéias,é na tela do pinterest que identifico se os meus estudos estão caminhando para uma cópia e não uma interpretação do tema que estou trabalhando. - Schedule
Hora de definir a agenda da produção, equipe e modelos. Uso o excell para me ajudar a cronometrar tempo e orçamento. - Equipe
Pauta decidida, referências estudadas e agenda programada, chegou a hora de contactar os parceiros e tentar sugerir o cronograma, ideia e convencer que a sua proposta é boa. - Produção
Uma semana antes da data da foto eu começo a falar com as assessorias de moda, estilistas e designs para achar as peças que vão compôr o editorial. Aqui também defino a paginação e a ordem das fotos no editorial. - Bater pernas
Um dia antes da foto, nada de glamour, um bom tênis e horas e horas visitando as assessorias e coletando as peças. As vezes encontro surpresas, outras vezes me decepciono por não encontrar tudo o que eu estava a procura. Reservo a madrugada para consultar o meu acervo com peças que compro em viagens e tambem em lojas de departamento, brechos e ofertas e que me salvam para completar o que não achei na produção. - Editando a moda
Seguindo o roteiro de paginação, chegou a hora de montar e fotografar os looks. Serve para traçar um roteiro do que vamos fotografar. Eu tenho mania de estender toscamente os looks no chão do meu apartamento e fotografá-los. Me ajuda a ter uma idéia visual de como vai ser o meu dia fotográfico. - Chegou o dia da foto
Eu gosto de chegar junto com a modelo para ir criando o clima, mesmo enquanto ela está na maquiagem. Aproveito para conversar com a equipe e montar a arara ( roupas nos cabides na ordem que vamos fotografar). - Hora do clique
No panic, monto o primeiro look com a minha equipe e vou fazendo pequenas variações para ter opções na edição final. Apesar de ter um roteiro, estou sempre atento ao olhar criativo do momento, as variantes da locação e até às sugestões do modelo podem me ajudar a compor melhor o roteiro. - Extra
Além do roteiro prévio de paginação, sempre tenho 1 ou 2 looks extras, caso a roupa no corpo da modelo não fique como o esperado. - Terminada a sessão
Todo mundo vai para casa e chegou a hora de rever a integridade das peças fotografadas, é prudente ver se elas não foram danificadas. - Devolução
No dia seguinte, devolução das peças e feedback para as assessorias. Geralmente, com cuidado, é possível fazer um trabalho de devolução bem finalizada e ganha- se credibilidade para a próxima pauta. Mas se tiver qualquer problema com alguma peça, a dica é sempre revelar a verdade, sem rodeios e pagar pelo dano ou se interessar em resolver o problema. É honesto e mostra o seu comprometimento. - Contact Sheet
3 dias depois é o tempo que o fotógrafo me pede para enviar um preview, uma folha contato com a seleção dele. Faço ajustes de luz, sugiro crop e edito junto com a equipe a seleção que vou enviar para a revista com base na paginação que sugerimos no começo. É importante respeitar o olhar criativo do fotógrafo, uso a paginação como um roteiro, mas é nessa hora que temos a última chance de alterar ou não a ordem do que foi fotografado. - Feedback para o veículo
Contact sheet editado, envio para a revista uma seleção. Se eu sou o editor, envio somente a paginação, 6 a 10 fotos finais que quero que sejam publicadas. Mas se eu preciso passar para um editor, mando o contact sheet com a seleção de 15 a 20 fotos de cada look para a editoria escolher quais serão as fotos que deverão ser finalizadas pelo fotógrafo. - Créditos e serviço
Definida a paginação, enquanto o fotógrafo faz os ajustes de retouch, chegou a hora de listar todas as peças com créditos, preços e nomear a equipe envolvida. - Get published
Editorial na mão não tem preço, hora de divulgar nas redes.