Brasileiro no ‘People’s Choice’ do Wildlife

O fotógrafo Luciano Candisani, da National Geographic, teve a sua fotografia Noite dos Jacarés indicada para a categoria People’s Choice Award (escolha do público) do concurso Wildlife Photographer Of The Year 2014, um dos mais prestigiados prêmios de fotografia de natureza da atualidade.

Em uma conversa com o blogueiro do viajeaqui da Abril, Fabio Paschoal, ele explicou como conseguiu fazer a fotografia que está concorrendo ao prêmio: “Minha memória mais remota do Pantanal remonta aos quinze anos de idade, quando meu pai me levou para a planície inundada pela primeira vez. Na época, ainda vigorava o triste período do massacre dos jacarés. Era difícil de vê-los. Só à noite, com o barco deslizando silencioso pelos rios, conseguíamos focar os animais com uma lanterna. Só víamos o reflexo da luz nos olhos dos bichos, pontos encarnados na escuridão da noite pantaneira. Nunca esqueci aquela sensação. E acho que foi essa memória remota que guiou meu olhar na produção desta ‘noite do jacarés’”, contou Candisani.

wildlife_photographer_of_the_year_2014_luciano_candisandi_national_geographic_brasil

“Para realizar a imagem, utilizei três fontes diferentes de luz e uma câmera Nikon D3 com objetiva 24-70 f/2.8 fixa em um tripé, na margem da lagoa. A lua, atrás das nuvens, trouxe o tom branco ao céu e algum preenchimento aos pretos. O flash, disparado manualmente, evidenciou os animais estáticos em primeiro plano. Uma luz contínua e bem forte foi apontada para a mata, no segundo plano. Essa luz, ajustada depois de muitos erros e incontáveis picadas de mosquitos, resultou nesta fotografia”, acrescentou o fotógrafo.

A foto foi publicada na edição de março de 2013 da National Geographic (e no site), ilustrando a matéria Luciano Candisani: em busca do elo entre as espécies e o ambiente. O brilho  nos olhos dos jacarés é causado pela tapetum lucidum, uma membrana que fica dentro do globo ocular, capaz de refletir a luz que entra nos olhos e melhorar a visão do réptil em condições de baixa luminosidade.

Para votar na imagem entre neste link. A votação vai até o dia 5 de setembro.

Sobre o concurso: promovido pela BBC e pelo Museu de História Natural de Londres, o Wildlife Photographer está em seu quinquagésimo ano e apresenta uma vitrine mundial da melhor fotografia de natureza e vida selvagem do mundo.

Banner_Semmedodoflash

 

Artigos relacionados