Cinema

13 filmes baseados em histórias reais. Não é sobre fotografia, é sobre humanidade!

A nossa missão como fotógrafos ou amantes da fotografia, geralmente, é retratar e registrar a vida das pessoas. Quanto mais conseguimos documentar a história real dos personagens, mais representativas são nossas imagens. Por isso, selecionamos 13 filmes baseados em histórias reais, a maioria não é diretamente sobre fotografia, mas mostram os elementos mais importante de nossas imagens: humanidade, determinação, superação, fé e amor.

1. O menino que descobriu o vento

Esse é um filme de encher o coração de esperança. O filme conta a história de William Kamkwamba (Maxwell Simba), um menino de 13 anos que, diante da intensa seca na região onde morava, no Malawi, decide construir de maneira independente um sistema de moinho e abastecimento de água que salva a sua comunidade. O filme foi criado a partir da autobiografia de Kamkwamba e foi dirigido pelo ator Chiwetel Ejiofor, que no filme interpreta o pai de Kamkwamba. Veja o trailer abaixo:

2. Grandes Olhos

O filme conta a história real da pintora Margaret Keane, uma artista de sucesso nos anos 1950 graças aos seus retratos de crianças com olhos grandes e assustadores. Defensora das causas feministas, ela teve que lutar contra o próprio marido no tribunal, já que o também pintor Walter Keane afirmava ser o verdadeiro autor de suas obras. Veja o trailer abaixo:

3. O Fotógrafo de Mauthausen

Francesc Boix é um ex-soldado que lutou na Guerra Civil da Espanha preso no campo de concentração de Mauthausen durante a Segunda Guerra Mundial. Tentando sobreviver, ele se torna o fotógrafo do diretor do campo. Quando ele descobre que o Terceiro Reich perdeu para o exército soviético na batalha de Stalingrado, Boix torna sua missão salvar os registros dos horrores realizados no local. Veja o trailer abaixo:

4. A Rede Social

A Rede Social, de 2010, trata do Facebook e da relação de seus criadores, Mark Zuckerberg e o brasileiro Eduardo Saverin. O longa surpreende ao contar uma história atual e relevante, cujo final, real ou embalado na ficção, faz parte do dia a dia de mais de 500 milhões de pessoas no mundo todo. Sob a direção de David Fincher e roteiro de Aaron Sorkin, o longa-metragem é dramático, inteligente e divertido sem ser piegas ou óbvio. Foi indicado em oito categorias no Oscar e venceu em três: melhor roteiro adaptado, melhor edição e melhor trilha sonora. Veja o trailer abaixo:

5. Piratas da Somália

Uma história verdadeira e impressionante. Um jovem jornalista infiltra um perigoso grupo de piratas na Somália, com a intenção de mostrar quem são esses homens, como vivem e as forças que os impulsionam, mas sua inexperiência pode ser fatal. Veja o trailer abaixo:

6. 18 Presentes

O filme é inspirado na história de Elisa Girotto, deixando 18 presentes de aniversário para a filha. A obra é ambientada em 2001, e acompanha Elisa, que perde a vida devido a uma doença incurável, deixando para trás seu marido, Alessio, e a filha Anna, com apenas um ano de idade. Sabendo da sua morte, Elisa deixa 18 presentes para sua filha, um para cada aniversário de Anna. Veja o trailer abaixo:

7. A Troca

Esse filme tem uma fotografia e luz incrível! Em 1928, em Los Angeles, Christine Collins, uma mãe solteira, chega em casa e descobre que seu filho desapareceu. Cinco meses depois, ela recebe a notícia de que ele foi encontrado em Illinois. Porém, para sua surpresa, o garoto que chega de trem não é seu filho. Autoridades enfrentam suas alegações, e seu aliado vê o caso como sua chance para expor a corrupção do governo e da polícia de Los Angeles. Veja o trailer abaixo:

8. O Primeiro Homem

O astronauta norte-americano Neil Armstrong embarca em uma jornada histórica para se tornar o primeiro homem a pisar na Lua, em 1969. Os sacrifícios e custos de toda uma nação durante uma das mais perigosas missões na história das viagens espaciais. Veja o trailer abaixo:

9. Na Natureza Selvagem

Into The Wild (título original) conta a história real do jovem Christopher McCandless (interpretado por Emile Hirsch no filme), que decide doar todo o seu dinheiro para a caridade e se aventurar pelos confins do deserto do Alaska. Dirigido por Sean Penn, o filme é baseado no livro de não-ficção escrito pelo jornalista Jon Krakauer, que por sua vez é inspirado no diário de viagens do próprio McCandless. A aventura de Christopher e a busca pelos seus ideais (fugir do materialismo, consumismo e da frivolidade das relações humanas) serviu de inspiração para vários jovens na década de 90. Veja o trailer abaixo:

10. 12 Anos de Escravidão

Ganhador do Oscar de Melhor Filme em 2014, 12 Anos de Escravidão foi dirigido por Steve McQueen e conta a história verídica de Solomon Northup, um negro livre que foi ilegalmente escravizado por 12 anos durante o século XIX. O enredo (que também levou um Oscar na categoria Melhor Roteiro Adaptado) foi baseado na autobiografia feita por Solomon em 1853. A adaptação cinematográfica feita por McQueen impressiona devido ao detalhado trabalho de pesquisa e autenticidade das aos acontecimentos reais, sendo que o diretor escolheu locais históricos que de fato teriam sido palco para os eventos daquela época. Por isso e muito mais, 12 Anos de Escravidão é considerado um dos melhores relatos sobre a escravidão já feito no cinema. Veja o trailer abaixo:

11. Comer, Rezar, Amar

Esse super sucesso cinematográfico foi baseado no livro de Elizabeth Gilbert, uma mulher americana que resolve deixar tudo para trás e fazer um mochilão pela Índia, Indonésia e Itália em busca de autoconhecimento e também do amor. No filme, ela é interpretada por Julia Roberts e seu par romântico, conhecido na história por Felipe, interpretado por Javier Badem. Veja o trailer abaixo:

12. A Procura da Felicidade

Com uma atuação emocionante de Will Smith, A Procura da Felicidade conta a história de luta e superação de Chris Gardner, um pai de família que está passando pelo pior momento de sua vida. Gardner enfrenta uma terrível dificuldade financeira e se vê abandonado pela mulher, despejado de sua casa e tendo que viver com o seu filho de apenas cinco anos pelas ruas da cidade. A jornada de Chris Gardner é uma lição de vida para todos nós, definitivamente! Veja o trailer abaixo:

13. Milagres do Paraíso

Christy e Kevin Beam são pais de três garotas: Abbie, Annabel e Adelynn. Cristãos convictos, os Beams vão à igreja com frequência. Um dia, Annabel começa a sentir fortes dores na região do abdome. Após muitos exames, é constatado que a garota possui um grave problema digestivo. Tal situação faz com que Christy busque a todo custo algum meio de salvar a vida da filha, ao mesmo tempo em que se afasta cada vez mais de sua crença em Deus. Veja o trailer abaixo:

Fontes: Pensador, Oficinadanet, Todateen, Veja