Não importa qual segmento de fotografia você atua, ter o seguro dos seus equipamentos fotográficos é essencial para garantir a segurança do seu investimento profissional e também dos seus clientes. Neste artigo, a Fotoseg, corretora especializada na comercialização de seguros para equipamentos de foto, vídeo, acessórios e drones, responde algumas dúvidas comuns de quem quer contratar o serviço:
É preciso ter nota fiscal do equipamento para fazer o seguro?
Não é necessário ter nota fiscal dos equipamentos. Você vai fazer o seguro enviando fotos dos equipamentos e dos números de série.
O seguro pode ser feito para qualquer tipo de equipamento?
Sim, o seguro pode ser contratado para qualquer tipo de equipamento de fotografia e vídeo, assim como seus acessórios. Câmeras, lentes, flash, iluminadores, gravadores, gimbals, tripés, mochilas, monitores, cartões, pilhas, notebooks, etc.
O seguro tem validade em qualquer lugar do Brasil? E no exterior?
O seguro básico é válido em todo o território nacional, havendo também a possibilidade de contratar o seguro internacional (válido em qualquer país).
É muito caro fazer o seguro? Posso parcelar como?
O seguro pode ter variação de taxa, conforme as coberturas e conforme a seguradora escolhida. Varia de 4.7% a 11% do valor do equipamento, ao ano. O parcelamento pode chegar a até 10x, em alguns casos. Em 4x, não há juros.
Quais são as coberturas do seguro?
O seguro tem cobertura de roubo, furto qualificado, danos físicos, danos elétricos, danos por água, tumulto e atos dolosos e equipamento reserva, dependendo também da seguradora e/ou coberturas escolhidas.
Como funciona o equipamento reserva?
Em caso de sinistro de roubo, furto qualificado, ou em caso de sinistro de danos (quebra/conserto), você tem uma verba para alugar equipamentos para utilizar em seus trabalhos, durante o período em que está aguardando a sua indenização.

Como alugar um equipamento reserva se não há locadoras na minha cidade?
A Fotoseg possui parcerias com diversas locadoras, em várias cidades, mas é possível enviar o equipamento para qualquer cidade do Brasil, atendida pelos Correios, para que o segurado, mesmo em cidades pequenas, possa utilizar esse benefício do equipamento reserva.
Em caso de roubo, eu recebo o valor integral do seguro?
Sim, na maioria das vezes. Pode, raramente, acontecer uma redução se o valor contratado estiver acima do valor de mercado, porém, trata-se de uma ocorrência rara. Na maior parte das vezes você recebe o valor exato constante da apólice. A indenização é sempre feita através de crédito em conta corrente do valor a ser indenizado, nunca pela reposição de equipamentos.
Se o meu equipamento cair e quebrar, como funciona para acionar o seguro?
Você deve levar o equipamento em uma assistência técnica da sua preferência e solicitar um laudo/orçamento. Assim que estiver em mãos, você deve encaminhar para a área de sinistro da Fotoseg.
O seguro é apenas anual?
Não. É possível contratar também seguro temporário por 3 meses.
Posso incluir notebooks, tablets e/ou smartphones no meu seguro?
Sim, em alguns casos. Para esses esclarecimentos, deve-se consultar a Fotoseg pelos WhatsApp (11 95328-6502 e 11 93803-8301).
Existe seguro para drones?
Sim, há 3 tipos de seguro para drones. Um é apenas para roubo, não cobre queda nem fly away. Outro é o seguro completo de casco, que cobre roubo, queda/colisão e fly away (que é o desaparecimento do drone devido a perda de link entre o controle e o drone). E, finalmente, o seguro RETA, que cobre danos a terceiros e atende a legislação da ANAC, que obriga a ter um seguro desse tipo para quem usa o drone profissionalmente.
Se você ainda não tem seguro dos seus equipamentos, pode fazer uma cotação pelo site da Fotoseg (www.fotoseg.com.br), por WhatsApp (11 95328-6502 e 11 93803-8301), e-mail (seguros@fotoseg.com.br), baixando o aplicativo nas lojas App Store ou Google Play, ou pelo telefone (11 2387-9121).
Dei uma olhada no facebook da FotoSeg e nos depoimentos e não tive duvida , contratei meu seguro com eles.