Desafios fotográficos – Muitas vezes, imersos nas obrigações da fotografia profissional, nossa criatividade pode ser sufocada pela necessidade de produção constante. Quando isso acontece, é importante lembrar que a fotografia também pode ser realizada de forma descompromissada, com o prazer de fotografar apenas para si mesmo.
Em artigo para o site Fstoppers, o fotógrafo Mike Smith discorre sobre a importância dos desafios fotográficos e apresenta alguns deles, que podem ser boas maneiras de aumentar a criatividade.
Por que fazer desafios fotográficos?
Segundo Mike, desafios podem nos forçar a novas áreas da fotografia, envolvendo o aprendizado de uma nova técnica, o uso de novos equipamentos ou a utilização do mesmo equipamento de novas maneiras, expandindo nossos horizontes para que possamos nos tornar um fotógrafo mais completos e melhores.
“Desafios fotográficos são sobre novas experiências que nos levam a um território desconhecido. Eles podem ser excitantes, chatos, cansativos e difíceis, mas no final elas são satisfatórias em termos do que somos capazes de alcançar. Alguns nos empurram para situações desconfortáveis ou mesmo perigosas, que nos obrigam a enfrentar aspectos da fotografia que não conseguimos ou não queremos enfrentar.”
Desafios
Mike lista alguns dos desafios mais populares que você pode encontrar:
- 365 – publique uma única foto por dia, com a variação de tirar uma foto todos os dias;
- Uma luz – use uma única fonte de luz;
- Daily Grind – tire uma foto por hora do seu dia;
- Selfie-a-Day – faça uma selfie todos os dias, sendo da forma mais criativa possível!;
- 10 retratos – faça o retrato de 10 desconhecidos em um dia;
- Clássicas – recrie uma foto histórica. Isso pode ensinar tanto sobre história quanto sobre técnica;
- Smartphone – tire um dia normal de fotografia, mas desta vez use apenas o smartphone no seu bolso;
- Concurso – entre em um concurso de fotografia;
- Lente fixa – use apenas uma única lente de distância focal fixa por um dia;
- Cor única – incorpore uma única cor a todas as fotos que você fotografa para o projeto. Um bom ponto de partida é tentar comparar isso com imagens no seu arquivo;
- Geometria – produza uma coleção de imagens focadas em uma forma geométrica;
- Use filme – Encontre uma câmera antiga e passe o dia fotografando com filme. A variação digital consiste em tirar apenas 24 fotos e cobrir o monitor, para que você veja as imagens quando chegar em casa.
Você já realizou algum desafio? Se sim, quais foram os grandes pontos de aprendizado que você tirou?